Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

RIO CUIABÁ Incêndio destrói 3,1 mil hectares de área de proteção de cabeceiras

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou no sábado (3) e foi extinto na terça (6).

09 de Agosto de 2019 as 09h 00min

Segundo os Bombeiros, fogo começou no sábado e foi extinto na terça – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Um incêndio florestal atingiu a Área de Proteção Ambiental das Cabeceiras do Rio Cuiabá e destruiu mais de 3,1 mil hectares. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou no sábado (3) e foi extinto na terça (6).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a operação exigiu a atuação de 16 bombeiros, sendo 11 militares por terra, mais a aeronave e apoio no solo para abastecimento de água e combustível. A operação de combate aéreo utilizou mais de 30 mil litros de extintor.

O combate contou com o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) e o Grupo Aviação Bombeiro Militar (GavBM). O Grupo de Aviação Bombeiro Militar ainda deve permanecer na região para realizar voos de monitoramento e rescaldo.

Ainda conforme os bombeiros, o apoio dos moradores locais foi fundamental para o sucesso da operação, no suporte para a base e também no combate terrestre onde houve a atuação em conjunto.

 

A ÁREA

A Área de Proteção Ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá é uma unidade de conservação do tipo uso sustentável e foi criada em 1999, abrangendo uma região de 473 mil hectares entre Rosário Oeste, Nobres, Nova Brasilândia e Santa Rita do Trivelato.

O objetivo da unidade é preservação dos recursos hídricos, em particular o sistema hidrográfico dos Rios Alto Cuiabá, Teles Pires e Juruena e das paisagens e elementos cênicos formados pelas Serras Azul, do Morro Selado, Santa Rita e do Cuiabá.

Veja Mais

Chega ao mercado novo dosador de semente graúda

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 13h 04min


Grupo Piccin aposta na inovação para otimizar eficiência

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 12h 03min


Quem pode fazer cirurgia refrativa?

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 10h 58min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024