Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

RIO PARAGUAI: Nível atinge índice mais baixo do ano por causa da seca em MT

17 de Setembro de 2020 as 10h 00min

Rio Paraguai está em situação crítica — Foto: Defesa Civil

DA REPORTAGEM

O Rio Paraguai, em Cáceres, atingiu nesta semana o nível fluvial mais baixo registrado pela Agência Fluvial da Marinha nos últimos anos. De acordo com Estanislau Geraldo de Carvalho, comandante da agência que faz o monitoramento, o nível do rio está em 58 centímetros. Nos últimos dias, este índice chegou a 56 centímetros.

Em comparação ao mesmo período do ano passado, o nível de água está bem mais baixo. No dia 15 de setembro do ano passado, o índice era de 86 centímetros, uma diferença era 30 centímetros. Na cheia, em março deste ano, o nível chegou a 4,4 metros, o maior nível deste ano.

O tempo seco, com a falta de chuva tem ocasionado este problema. Outro rio que está com o nível abaixo do normal é o Rio Vermelho, em Rondonópolis. Na sexta (11), o nível estava em 1,18 metro, menos da metade do índice ideal, que é de 3 metros. Segundo a Defesa Civil do município, que faz a medição, esse foi o índice mais baixo registrado em 2020.

O Rio vermelho, responsável pelo abastecimento da cidade, manda água para a estação de tratamento, que distribui para as casas. Com a seca, o volume de areia que é captado com a água é maior que o normal. Este fator obriga as equipes do serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis a pararem a captação, de quatro a cinco vezes por dia, para realizarem a limpeza da bomba.

Veja Mais

Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Manchester United projeta barca ao fim da temporada

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 13h 55min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024