Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

RIO XINGU: Balsa completa 5 meses sem funcionar

Atividades paralisaram em março

30 de Agosto de 2020 as 09h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Com atividades suspensas há cinco meses, a balsa ‘Estradeiro I’ e o rebocador ‘Estradeiro II’, utilizados na travessia do Rio Xingu, em São José do Xingu, continuam sem funcionar devido à pandemia do novo coronavírus.

A medida foi adotada por lideranças indígenas que demonstram preocupação com o avanço da doença na região. As operações da balsa que liga a região Norte Araguaia ao extremo Norte de Mato Grosso pela MT-322, foram paralisadas no dia 25 de março por tempo indeterminado, conforme informou a administração da embarcação em nota.

Administrada pelos próprios indígenas da etnia Kayapó, a Balsa Xingu é utilizada na rota de escoamento da produção de grãos e gado. O desvio que está sendo feito por motoristas atualmente chega a mil km, o que encarece os serviços de frete, segundo produtores rurais da região.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, já afirmou que foram tentados alguns acordos junto às lideranças indígenas para o retorno das atividades. E propôs horários reduzidos com a adoção das medidas de prevenção cabíveis. No entanto, a administração optou por parar as operações.

 

OUTRAS BALSAS

Apesar da suspensão das operações da balsa sobre o rio Xingu, as demais operações de transporte hidroviário em Mato Grosso seguem normalmente, com a adoção de medidas de prevenção ao coronavírus. Continuam operando as balsas que fazem a travessia sobre os rios Arinos, Verde, Juruena, Teles Pires, Apiacás e Rooselvelt.

Veja Mais

Nova linha de graneleiros é destaque na Agrishow

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 08h 26min


Pivô de alta performance para irrigação será apresentado pela primeira vez na Agrishow

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 07h 26min


Animais fora da pista é preocupação constante da Via Brasil BR-163

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 06h 30min


Jornal Online

Edição nº1279 23/04/2024