Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

SÍNDROME DE BURNOUT: Oito sinais e alertas do esgotamento profissional

Termo foi descrito como uma condição de exaustão relacionada ao trabalho ou esgotamento profissional

13 de Novembro de 2019 as 09h 00min

Síndrome de Burnout foi reconhecida como doença somente em 2019 – Foto: Divulgação

 

DA REPORTAGEM

Fadiga avassaladora e perda de energia. Tais sintomas podem estar ligados diretamente à síndrome de Burnout. O termo foi descrito em 1970 como uma condição de exaustão relacionada ao trabalho ou esgotamento profissional, mas apenas este ano a Organização Mundial da Saúde o reconheceu como doença.

O médico psiquiatra Cyro Masci afirma que, embora não existam pesquisas definitivas sobre o número de acometidos, é possível estimar que algo em torno de 30% da população adulta e que trabalha sofra de Burnout. “Isso se forem consideradas também as fases iniciais do problema”, completa.

O médico se fundamenta em estudos divulgados recentemente, como o realizado pelo instituto Kantar Inclusion Index. “Em avaliação de 18 mil funcionários de 14 países, inclusive o Brasil, a pesquisa revelou que 29% dizem sentir sintomas ligados ao problema, como fadiga avassaladora ou perda de energia”.

Masci destaca ainda um trabalho de revisão de artigos publicados no mundo todo. O resultado foi uma incidência que varia entre 40% a 60% dos trabalhadores avaliados entre 2005 e 2015, de acordo com o trabalho publicado na Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, de 2015.

Além das perdas financeiras de difícil estimativa, o grande sofrimento de quem padece da síndrome de Burnout leva à necessidade de conhecer os principais sinais e sintomas. Segundo Masci, quanto mais precoce a busca para tratamento especializado, melhores as chances de recuperação.

 

INDÍCIOS

Cyro Masci alerta para os principais indicativos do distúrbio:

1. Grande cansaço e exaustão emocional, que parecem não melhorar com repouso habitual. “Além necessidade de maior esforço para realizar as atividades profissionais, com dificuldade para permanecer engajado no trabalho, ocorre a exaustão emocional, que é um estado de sentir-se drenado nas energias, sem força, motivação ou esperança de tomar as rédeas da própria vida e seguir em frente”.

2. Pessimismo, irritabilidade e cinismo são sinais precoces de Burnout. “Na verdade, trata-se de uma reação automática do cérebro. É como se ele tentasse reduzir o volume de desafios. Assim, o cérebro modifica o estado de humor, que passa a ser irritadiço, ‘pavio curto’, de baixa tolerância numa tentativa automática e inconsciente de afastar as pessoas”, explica Masci.

3. Perda do foco e concentração. “Esse sintoma de Burnout pode se revelar ao se gerenciar várias tarefas, ou ainda apenas quando a pessoa enfrenta aumento na pressão, por exemplo, diante de expectativas crescentes no desempenho”.

4. Queda na motivação. “O que antes eram situações desafiantes tornam-se problemas chatos, irritantes e sem sentido. Há uma queda no prazer que o trabalho oferecia. É comum, por exemplo, a experiência de sentir grande desânimo aos domingos, e não se trata da melancolia por acabar o dia de repouso”, relata o médico.

5. Mudança nos hábitos de sono. “O Burnout pode afetar o sono de duas maneiras. Uma é dificuldade em adormecer devido à preocupação sobre as necessidades do trabalho no dia seguinte. E o cansaço pode ser tanto que o acometido procura a cama tão logo chegue em casa. A exaustão também torna muitas vezes difícil levantar da cama”, afirma.

6. Dores e mal-estar. “Pesquisas recentes indicam que muitas queixas corporais podem estar relacionadas ao Burnout, como dores de cabeça, no estômago ou desarranjo intestinal. Pode ocorrer ainda mudança na pressão arterial ou desencadeamento de doenças como diabetes”.

7. Perda ou redução no prazer no trabalho. “Qualquer pessoa envolvida com um trabalho que considere gratificante, realizador, sente satisfação quando metas são atingidas, quando soluções são encontradas, celebrando e sendo cumprimentado pelo bom trabalho. O Burnout solapa o senso de realização pessoal, e quem sofre seus efeitos pode sentir-se insatisfeito, infeliz mesmo”, relata.

8. Queda na produtividade. “A capacidade de realizar o trabalho cai muito, ou exige um enorme esforço para manter a mesma capacidade que tinha antes do Burnout se instalar. E, para complicar, muitas pessoas nesse estado tentam superar o problema trabalhando mais duro, mais horas, com mais afinco, o que só aumenta a sobrecarga”, finaliza.

Veja Mais

Boas práticas educacionais do Sistema Prisional em evento no Pará

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 10h 30min


Avanço tecnológico será o destaque da Siltomac

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 09h 28min


Nova linha de graneleiros é destaque na Agrishow

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 08h 26min


Jornal Online

Edição nº1279 23/04/2024