Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 24 de Abril de 2024

Noticias

SAÚDE: Governo retoma transplantes de rins

Primeira-dama foi convidada pelo secretário de Saúde para ser madrinha da causa

05 de Setembro de 2019 as 00h 00min

Primeira-dama foi convidada para ser madrinha da causa - Foto: Caroline De Vita

ASSESSORIA DE IMPRENSA

O Governo de Mato Grosso vai retomar ainda este ano as cirurgias de transplante renal. O anúncio foi feito pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, em sua rede social. O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, vem cuidando há meses do assunto e convidou a primeira-dama para ser a madrinha da causa.

De acordo com Figueiredo, os procedimentos documentais já foram protocolados no Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde trabalha intensamente para buscar todas as liberações necessárias para reiniciar os trabalhos ainda este ano.

Sensível à causa, justamente por ser transplantada renal há quase cinco anos, a primeira-dama prontamente se colocou à disposição para auxiliar o secretário nas ações e tratativas necessárias para que o Estado comece a realizar ainda este ano os primeiros transplantes.

“Como transplantada renal há quase cinco anos e por conta de todo meu envolvimento com esta importante e sensível questão assumo como madrinha o projeto, que será brilhantemente conduzido pelo nosso secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo e toda sua equipe. Eu sei a luta que é enfrentar uma hemodiálise, passar três dias da semana conectada em ma máquina e os outros dias sofrer com enjoos, dores, mal-estar e todas as reações”, destacou.

Em Mato Grosso, há aproximadamente 1,8 mil pacientes fazendo hemodiálise. Os dados são de que 50% tenham indicação para o transplante renal. Contudo, o percentual só pode ser confirmado após a avaliação da equipe da Central Estadual de Transplante da Secretaria de Estado de Saúde.

Segundo Gilberto Figueiredo, a Central já iniciou um processo de acompanhamento ambulatorial que está quantificando o número de pacientes que vão fazer parte da lista de seleção para realizar a cirurgia de transplante.

“Já iniciamos o acompanhamento ambulatorial e nos próximos dias vamos iniciar a listagem de pacientes, colocar todos no cadastro técnico para que eles possam de fato ser selecionados para um transplante na situação em que houver órgãos disponíveis. A retomada dos procedimentos de transplante de rins é uma grande conquista não apenas para SES, mas principalmente para o Estado, pois este serviço foi interrompido há 10 anos. Além disso, com essa retomada, teremos uma grande economia para o Estado, pois um dos maiores valores é o gasto com transporte de pacientes para fora de Mato Grosso”, concluiu o secretário.

Veja Mais

Cássio deve ir para o banco de reservas contra o Fluminense

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 18h 38min


Sinop: criança atropelada por caminhão vem a óbito no Hospital Regional

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 14h 28min


Envolvidos em queda de avião são presos com armas e munições em Tangará da Serra

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 11h 55min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024