Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

SAÚDE: Hanseníase é subnotificada e não há medicamento em MT

Vítimas se afastaram dos postos; rede pública não tem medicamento para tratamento

19 de Janeiro de 2021 as 10h 22min

​​​​​​​Casos subnotificados de hanseníase no estado – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

À frente da desconfortável liderança do ranking nacional em hanseníase, Mato Grosso enfrenta duas situações complicadas nessa área, que contribuem para o agravamento de seu cenário hiperendêmico: a subnotificação de casos, por conta da pandemia do coronavírus, e o desabastecimento do Cloridrato de Minociclina 100 mg, medicamento no combate ao Mal de Hansen e fabricado na Índia.

Essa situação agrava ainda mais a Saúde Pública e deixa vulneráveis pacientes que sofrem interrupção do tratamento.

Com base em número de 2019, Mato Grosso lidera o ranking nacional, com 77,5 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto a média brasileira é de 10,1 casos para igual grupo.

Os números parciais de 2020 não devem ser considerados, pois o ano foi caracterizado pela subnotificação, uma vez que portadores da doença e os que apresentaram sintomas da mesma evitaram os postos de saúde, por orientação de autoridades sanitárias e pelo temor generalizado diante da pandemia.

Desde março de 2020, os postos de Saúde que atendem portadores ou suspeitos de terem contraído a doença, estão às moscas, praticamente sem procura.

Para agravar, em meados do ano, o Ministério da Saúde alertou que, em razão da pandemia da Covid-19, a Índia suspenderia a exportação de Minociclina, o que atingiria Mato Grosso diretamente. Esse problema não é escondido por autoridades mato-grossenses, que, ao contrário, o denunciam.

Em Várzea Grande, Marcelo Vieira, que responde pelo Programa de Combate à Hanseníase, disse que o desabastecimento se arrasta há algum tempo, o que da questão vai muito além daquela cidade.

Cícero Fraga, que coordena o programa estadual de enfrentamento da doença, também admite o esvaziamento das prateleiras. O pior é que não se sabe ainda quanto tempo mais durará a falta do medicamento, que é distribuído pelo Governo Federal.

Dentro do possível, Mato Grosso tenta ampliar sua presença do combate à doença e na assistência aos sequelados. Em novembro, a Secretaria de Estado de Saúde firmou um termo de cooperação técnica com a ong Aliança Contra a Hanseníase, para fortalecimento do programa “Mato Grosso em Redes: Cuidado Integral em Hanseníase”.

Veja Mais

Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Manchester United projeta barca ao fim da temporada

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 13h 55min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024