Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

SAÚDE PÚBLICA: Projeto de lei propõe obrigatoriedade de tabela de preços visível em hospitais e clínicas

Proposta do deputado Dilmar Dal Bosco visa evitar que pacientes sejam surpreendidos ao receber contas caras e impagáveis.

07 de Outubro de 2019 as 06h 30min

Foto: Ronaldo Mazza

Assessoria

Estabelecimentos que prestam serviços de saúde em Mato Grosso poderão ser obrigados a manter dispositivo com a tabela de preços visível a todos os clientes. O Projeto de Lei 22/2019, apresentado pelo deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), foi aprovado em primeira votação esta semana e, se aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa, deve voltar ao plenário para votação em redação final.

O projeto estipula que “serviços profissionais, consultas, exames, terapias, procedimentos, medicamentos, insumos e imunobiológicos” devem ter os preços informados em locais visíveis de hospitais, consultórios, clínicas fisioterápicas, psiquiátricas e até em estabelecimentos veterinários.

Os documentos de cobrança, como notas fiscais ou recibos, devem discriminar todos os serviços prestados juntamente com os valores. As medidas propostas não se aplicam para os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O projeto de lei tem por objetivo disponibilizar aos usuários dos serviços privados de saúde tabela com todos os preços praticados pelas unidades que prestam esses serviços, a fim de evitar que os pacientes sejam surpreendidos, após internações e atendimentos particulares, com contas absurdamente caras e muitas vezes impagáveis”, justificou o deputado.

Dilmar enfatizou, ainda, que “a medida proposta é simples, não onerosa, e poderá munir os pacientes de informações úteis para a tomada de decisão quanto à contratação de serviços de saúde, compatíveis com suas condições econômico-financeiras”.

Veja Mais

Matança em Peixoto: família deve responder por associação criminosa

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 17h 41min


Morar próximo de áreas verdes reduz o risco de ansiedade e depressão

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 14h 05min


Chega ao mercado novo dosador de semente graúda

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 13h 04min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024