Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

SAÚDE: Projeto sinopense é aprovado na 1ª etapa do Prêmio APS Forte para o SUS

06 de Setembro de 2019 as 06h 58min

Foto: Divulgação

Assessoria

O projeto ‘De olho na hanseníase: uma ação de promoção à saúde na busca de melhoria ao acesso em um município da região da Amazônia legal’, desenvolvido em Sinop pela Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi aprovado na primeira etapa de avaliação do Prêmio APS Forte para o SUS. Foram 1.294 experiências de todas as regiões do país submetidas ao Ministério da Saúde e à OPAS e, dessas, 135 estavam aptas à concorrer ao prêmio na segunda fase.

De Mato Grosso, apenas o projeto ‘De olho na hanseníase’, de Sinop, e o projeto ‘Teledermatologia’, de Sorriso, foram aprovados. A avaliação final será realizada em outubro e estarão compondo o time de jurados especiais o médico Dráuzio Varella e os jornalistas Claudia Collucci, Mara Régia, Lígia Formenti, Lise Alves, Chico Pinheiro, Luiz Fara Monteiro e Alan Ferreira.

Segundo a professora doutora e autora do projeto sinopense, Rosângela Guerino Masochini, as ações são voltadas para o atendimento de pacientes com suspeita de hanseníase. “Por meio de consultas com enfermeiros são realizadas as avaliações dermatoneurologica nos munícipes para, assim, identificar os sinais e sintomas da doença que, caso seja confirmada, receberá o devido tratamento médico”, frisa. O projeto foi implantado na Unidade Básica de Saúde do Jardim Jacarandás.

O Prêmio APS Forte para o SUS é uma iniciativa da OPAS e da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), do Ministério da Saúde, que objetiva valorizar, sistematizar e divulgar experiências que ampliam o acesso do cidadão ao Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024