Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

SAÚDE: Sinop implanta estudo de territorialização reconhecido internacionalmente pela ONU

03 de Setembro de 2019 as 08h 22min

Foto: Assessoria

Assessoria

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem implantando a territorialização do Sistema Único de Saúde (SUS), identificado pelo Ministério da Saúde como um projeto de integração, planificação e unificação dos serviços de saúde que são ofertados à população via sistema público. Conforme prefeita Rosana Martinelli, o foco da gestão é alcançar todas as residências sinopenses para que a Prefeitura possa entender, de forma mais abrangente, as necessidades de cada família.

“Todas as equipes da saúde municipal estão se dedicando muito para implantar, em Sinop, esse novo formato de cuidado aos cidadãos, pois eles entenderam que esse é o objetivo da gestão. Nada parecido a isso foi feito anteriormente e, sem dúvidas, é um grande passo aplicar no município uma estratégia que já funciona muito bem em cidades de grande desenvolvimento no país”, conta a gestora.  

O estudo foi trazido para Sinop pelo enfermeiro Valdenir Alexandre Ciconello Neto, de Ubiratã – PR, premiado internacionalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com a coordenadora do controle de avaliação da SMS, Marlene de Souza Lima, essa ferramenta objetiva desenvolver os conhecimentos técnicos sobre a Nova Política da Atenção Básica – que é determinante para que a gestão municipal tenha o conhecimento seu território, englobando o indivíduo, a família, a residência, o bloco, a micro-área e a área – sendo eles parte do programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

“Nossa primeira estratégia é unir os Agentes de Saúde aos Agentes de Combate as Endemias para que juntos cheguem a um número maior de residências, não deixando ninguém desassistido. Para que isso seja possível, os profissionais passarão por uma capacitação, na qual terão melhor conhecimento sobre o que é cada serviço”, frisa.

Marlene explica, ainda, que o foco do trabalho é classificar o grau de atenção que cada família necessita, dando prioridades a pessoas que estão em áreas de riscos, como também doentes, idosos e crianças. E, por meio dessa identificação, poder atender de forma assertiva os munícipes em situações de vulnerabilidade.

A Secretaria de Saúde iniciou em fevereiro os levantamentos demográficos (estudo estatístico referente à uma população) e que, segundo a coordenadora de Programa Estratégico da SMS, Ana Paula Fernandes, é um trabalho necessário já que Sinop cresce muito e, em ritmo acelerado, dificultando a localização dos moradores. “Com esse estudo, os gestores do município conseguirão aplicar esse regimento com precisão e a coerência do número exato de populares sinopenses e ainda entender as necessidades de cada região do município, explica. 

Outras estratégias serão aplicadas assim que o levantamento for finalizado. Com esses formatos, além da melhora no atendimento a população, o município irá gerar, automaticamente, uma economia, porque conseguirá aproveitar melhor recursos destinados à exames, consultas, pequenos procedimentos cirúrgicos da baixa complexidade e outros serviços, além da economia na folha de pagamento destinada à contratação de novos profissionais, que seriam necessários para atender todo o território municipal.

Atualmente Sinop conta com 134 Agentes de Saúde e 41 Agentes de Combate a Endemias.  

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024