Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

SAFRA 21/22: Sojicultores já compraram 24% dos insumos que vão utilizar

Ano passado, pouco mais de 4% dos fertilizantes, defensivos e sementes estavam adquiridos

28 de Novembro de 2020 as 05h 55min

Desenvolvimento de lavoras concentra boa parte da atenção dos produtores – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

As plantadeiras semeiam as últimas áreas de soja desta safra em Mato Grosso. O desenvolvimento das lavouras concentra boa parte da atenção dos produtores. Mas quem está no campo também foca no próximo ciclo e movimenta o mercado. Tanto a venda do grão como a compra dos insumos, registram antecipação recorde no estado.

“Estamos com uma venda muito precoce desta soja futura, com mais de 10% já comercializados. E essas primeiras negociações vêm atreladas aos insumos, às operações de barter. Já estamos com pouco mais de 24% de insumos comprados para a safra 2021/22. No mesmo período do ano passado, esta compra estava em torno de 4%”, explica o responsável pela soja no Imea, Marcel Durigon.

Com a soja valorizada, a relação de troca está atrativa para o agricultor. Para adquirir uma tonelada do fertilizante 00.18.18 por exemplo, o produtor gastou em média 16 sacas de soja em outubro.

Normalmente, eram necessárias mais de 20 sacas do grão. Apesar da relação vantajosa, a despesa para cultivar 1 hectare de soja na safra 2021/22 em Mato Grosso deve aumentar 10%, de acordo com o Imea.

“Quando a gente olha o custo de produção em Reais por hectare, fica em torno de R$ 400/ha acima do que estimamos para a safra 20/21. Então, nesta primeira estimativa para 21/22 o custo total está em R$ 4,6 mil/ha. Vários itens do custo de produção estão influenciando nessa alta. Entre eles os insumos, com aumento entre 9% e 10% nos preços dos fertilizantes, sementes e defensivos químicos. Os custos de arrendamento – e o próprio custo de oportunidade da terra – também subiram. Eles acabam acompanhando o preço da soja”, explica Durigon.

Ele também reforça a importância de que os agricultores “cuidem muito bem as estratégias de negociação” da próxima safra, mantendo atenção extra aos efeitos do câmbio nos custos da atividade.

Veja Mais

Cachorro que ia pra Sinop morre em voo após GOL mandá-lo para Fortaleza

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 13h 51min


Período proibitivo de uso do fogo terá prazos diferentes para biomas

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 12h 35min


Governo abre prazo para empresas aderirem a programa de recuperação

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 11h 28min


Jornal Online

Edição nº1279 23/04/2024