Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

SAFRINHA DO MILHO: Com futuro incerto, vendas antecipadas perdem ritmo

Atraso do plantio colocou em risco o desempenho das lavouras

12 de Março de 2021 as 13h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

Canal Rural

 

Cautela é a palavra de ordem entre os agricultores que cultivam milho em Mato Grosso. Com o plantio da segunda safra atrasado, muitos decidiram segurar as vendas antecipadas da produção. Segundo o Imea, a comercialização avançou apenas 2,94 pontos percentuais em fevereiro, chegando a 70,89% da produção prevista. O volume supera a média histórica para o período, que é de 56,75% da produção comercializados. Mas, pela primeira vez desde o início das negociações desta safra, o ritmo é mais lento que o do último ciclo, quando 73,40% estavam vendidos.

“Há uma grande preocupação entre os produtores. Ninguém quer se comprometer e não conseguir entregar produto lá na frente. Principalmente num ano de grandes dúvidas quanto à questão climática e como vai ser nos próximos meses e a definição exata da produtividade e consequentemente a produção aqui no estado de Mato Grosso. O produtor olha com muita calma, sem se adiantar muito, até por ter um volume muito grande de milho já comprometido. Então, neste momento, é analisar com uma segurança maior os acontecimentos nos próximos meses”, explica o gerente de inteligência de mercado do Imea, Cleiton Gauer.

Gauer também reforça que “o produtor está aguardando maior definição para ter melhor noção maior de como vai ser o comportamento de preços lá na frente. Então, para não comprometer o produto agora, neste momento já de grandes indefinições, ele acaba optando em se afastar um pouco do mercado e não comprometer mais produto neste período”.

Os agricultores também usaram o freio nas vendas da safra que só vai ser plantada em 2022. O avanço em fevereiro foi de apenas 1,75 pontos percentuais. Agora, 12,67% da produção estão comprometidos. Nesta mesma época do ano passado, 15,17% estavam negociados.

Veja Mais

Programa Saúde na Escola será lançado nesta quinta em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 09h 10min


Entenda impacto na economia e o consumo dos brasileiros

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 08h 12min


Projeto de polinização alia biodiversidade à agricultura sustentável

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 07h 08min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024