Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

SAIBA; Quais postos de Sinop atendem pacientes com sintomas gripais?

São cinco UBSs que atendem pacientes também com suspeita de coronavírus

30 de Abril de 2020 as 07h 00min

Foto: Divulgação

ASSESSORIA

DE IMPRENSA

 

Cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Sinop permanecem com atendimento exclusivo de pacientes com sintomas gripais e suspeita de coronavírus. É o que determina o decreto municipal 083/2020, expedido pela Prefeitura e em vigor.

O documento assinado pela prefeita Rosana Martinelli designa que os cidadãos com os sintomas se dirijam às unidades UBSs Oliveiras, Ibirapuera, Menino Jesus, Palmeiras e Sebastião de Matos. A decisão em manter os espaços como referência para o cidadão com sintoma gripal deveu-se ao fato, conforme explica a prefeita Rosana Martinelli, da resposta positiva que esse sistema vem dando.

"A decisão de centralizar e criar unidades de referência para o recebimento de pacientes com sintomas gripais foi pensada para desafogar as outras unidades de saúde, protegendo ao cidadão que se dirige aos espaços. Uma medida que vem mostrando resultados", afirmou Rosana.

Toda a sistemática implementada pela Prefeitura de Sinop também segue as diretrizes do Ministério da Saúde. Em decorrência da pandemia, o órgão instituiu um novo protocolo para o acompanhamento, monitoramento e notificação dos casos de coronavírus em todo o Brasil.

O novo rito prevê que os municípios se encarreguem de acompanhar os pacientes considerados casos leves de Covid-19. A esse grupo pertencem aquelas pessoas que apresentarem febre e pelo menos um sintoma respiratório, ou tosse, congestão nasal ou conjuntival, dor de garganta e coriza.

Basicamente, toda pessoa que apresentar sintomas gripais pode ser qualificada como um paciente com suspeita de contágio da doença. Mas o que fazer caso você apresente sintomas? Se a orientação é para ficar em casa, como ter certeza?

Conforme explica o secretário de Saúde de Sinop, Kristian Barros, as coletas de material para fazer exames serão feitas apenas em pacientes com sintomas de coronavírus que estejam no estado físico moderado ou grave. Neste caso, a pessoa é hospitalizada e o exame é colhido no local. Ou seja, qualquer pessoa que apresentar sintomas gripais leves serão monitoradas à domicílio, sem a necessidade de realizar o exame.

“Seguimos à risca o protocolo do Ministério da Saúde. O monitoramento do paciente é feito via celular e ele está sempre ligando para a gente ou a gente faz essa busca ativa. E quando não conseguimos o contato via celular, mandamos uma equipe no local", reforçou Kristian Barros.

Portanto, é de suma importância que você mantenha sempre a calma antes de buscar atendimento médico pessoalmente. Caso você tenha febre, ou tosse, congestão nasal ou conjuntival, dor de garganta e coriza, isto é, sintomas de gripe, mas não tem falta de ar, mantenha contato telefônico por um dos números disponibilizados pela Prefeitura e parceiros para sanar dúvidas.

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) tem um call center para atendimento exclusivo sobre o Covid-19. Os telefones fixos 66 3533-3250, 3533-3251, 3533-3252, 3533-3253 e 3533-3254 estão funcionando todos os dias, das 7h às 17h.

Outro número também está disponível para quem prefere sanar dúvidas pelo WhatsApp. De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, quem manter contato via mensagem pelo 66 9 9202-1192 poderá sanar dúvidas sobre a doença, sobre seu estado de saúde e ainda receber materiais informativos sobre o coronavírus, como orientações de higienização das mãos corretamente e da importância do isolamento social para o controle da disseminação do contágio.

O Ministério da Saúde segue recomendando que todos mantenham as orientações para o isolamento social, evitem contato, aglomerações e, principalmente, higienizem frequentemente suas mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Veja Mais

Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Manchester United projeta barca ao fim da temporada

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 13h 55min


Sinop fecha com técnico Charles Araújo para a Segunda Divisão

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 12h 52min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024