Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

S.A.LEVERGER: Bombeiros controlam incêndio que ameaçava usina desativada

Arquitetura imponente e importância histórica fizeram de usina patrimônio estadual

02 de Setembro de 2020 as 13h 00min

Foto: Divulgação

 

DA REPORTAGEM

 

Equipes do Corpo de Bombeiros conseguiram controlar um incêndio de grandes proporções nas proximidades da Usina Itaicy, a 40 km de Santo Antônio do Leverger, na segunda (31). O incêndio teve início no sábado (29) e, desde então, os militares trabalham no local.

O imóvel é um dos pontos turísticos de Mato Grosso e foi tombado como Patrimônio Histórico Estadual em 1984, tendo sido a quarta maior usina de cana-de-açúcar do país, primeiro lugar do estado a ter energia elétrica e é, até os dias atuais, considerada o embrião de um processo de industrialização em Mato Grosso. A usina foi desativada em 1957, mas sua arquitetura imponente e importância histórica fizeram dela um grande patrimônio estadual.

Segundo informações dos bombeiros, o incêndio começou de um lado do Rio Cuiabá, próximo à Fazenda Santa Maria, e conseguiu ultrapassar o rio, atingindo a vegetação nas proximidades da usina, que fica na margem oposta do Rio Cuiabá.

As equipes enviadas ao local, tendo em vista a importância da Usina Itaicy, priorizaram a proteção do patrimônio histórico, confeccionando aceiros e utilizando a técnica fogo contra fogo para impedir que as chamas atingissem o imóvel. O patrimônio histórico da Usina Itaicy foi mantido e o local não corre mais riscos de ser atingido.

A região tem um complexo de 13 usinas construídas para movimentar a economia do estado no final do século XIX. A usina de cana começou a ser erguida em 11 de junho de 1896 e ficou pronta 14 meses depois.

As máquinas e equipamentos foram importados da Europa. Foi o primeiro lugar de Mato Grosso a ter energia elétrica e era a quarta maior usina do país na época. A usina contava com uma moenda própria que era aceita como padrão monetário em toda a região ribeirinha do Rio Cuiabá. Em 1957 Itaicy parou de produzir e está abandonada.

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024