Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

SEGURANÇA NO CAMPO: Programa piloto reduz em 26% número de furtos em fazendas

Parceria melhorou eficiência do patrulhamento rural

23 de Julho de 2020 as 10h 40min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Defensivos químicos, fertilizantes, cabeças de gado, caminhonetes. A lista reúne os principais itens na mira dos criminosos que tiram a tranquilidade da área rural. A sensação de insegurança no campo é grande e para diminuí-la, é preciso estratégias e ações conjuntas. Um exemplo vem de um projeto piloto que teve início há 6 anos na região sul de Mato Grosso.

“O patrulhamento rural da décima-quarta Companhia Independente de Força Tática iniciou em 2014 em Rondonópolis. O patrulhamento era singelo e aos poucos foi se estendendo. Em 2017 implementamos fatores novos, com o preenchimento de cadastros durante visitas que fazemos às propriedades rurais. A ideia é inserir o homem do campo no contexto da segurança pública”, explica o Tenente-Coronel Gleber Candido Moreno, comandante da 14 CIPM de Força Tática.

Essa inserção é fruto de um trabalho de aproximação entre a polícia e os produtores rurais, que abrem as portas das propriedades e fornecem informações importantes para o serviço. “Durante as visitas, o PM senta com proprietário, com funcionários, faz preenchimento de dados sobre a propriedade, sobre a produção, orienta sobre segurança anota as fichas cadastrais dos funcionários, faz checagem de pessoas e veículos. O objetivo é reduzir os índices de criminalidade no campo”, comenta.

Os dados vão para um cadastro da polícia. A fazenda é “georreferenciada” e recebe uma placa de identificação com um número “exclusivo” para ela. Já os produtores passam a integrar um grupo de mensagens para agilizar o acionamento da polícia em ocorrências. “Esse acionamento é simples, feito por grupo de WhatsApp. Já criamos 5 grupos de WhatsApp com produtores da região”, reforça.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024