Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

SEM CONCURSO: Estado precisa de quase 2 mil investigadores a mais

A falta de servidores foi a causa do fechamento de 16 delegacias em 2019

14 de Janeiro de 2020 as 07h 00min

Foto: Divulgação

 

DA REPORTAGEM

Em Mato Grosso, a Polícia Civil sofre com a falta de 1.927 investigadores. Segundo o lotacionograma da instituição, dos 4 mil investigadores que o Estado deveria ter, apenas 2.073 cargos têm servidores concursados. No balanço divulgado pela Polícia Civil, faltam 2.728 profissionais para atender as atividades administrativas e nas delegacias. Somente de delegados, há 184 cargos em aberto.

Já dos 1.200 cargos de escrivães, 522 estão vagos. Ainda existem vagas para analistas e técnicos de desenvolvimento econômico e social, além de técnicos administrativos. Apesar do alto número de vagas, ainda não existe previsão para a realização de um novo concurso público, pois cargos como investigador e delegado só podem ser ocupados por servidores concursados.

O motivo, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) é o limite de gastos com salários, porque o Estado gasta mais de 49% do orçamento para esse gasto, limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A falta de servidores foi a causa do fechamento de 16 delegacias em 2019.

 

RELEMBRE

Dezesseis delegacias da Polícia Civil foram fechadas por falta de efetivo. O anúncio foi feito pelo Governo Estadual em março. Segundo o estado, as unidades que tiveram as atividades suspensas apresentam baixo índice de produtividade e registro de ocorrências policiais. A medida já havia sido cogitada pelo governador Mauro Mendes (DEM) para a redução de gastos.

Foram desativadas as delegacias dos seguintes municípios:

Acorizal, Alto Paraguai, Bom Jesus do Araguaia, Carlinda, Castanheira, Jangada, Luciara, Nossa Senhora do Livramento, Nova Lacerda, Nova Marilândia, Novo Santo Antônio, Ponte Branca, Santo Afonso, São José do Povo, Tesouro e União do Sul.

Os 46 policiais que atuavam nessas delegacias foram remanejados para reforçar unidades de cidades mais próximas. Conforme o estado, a suspensão das atividades das delegacias foi aprovada pelo Conselho Superior de Polícia e tem o respaldo da Secretaria de Estado de Segurança Pública e do Governo do Estado.

Outro ponto do estudo é baseado no quadro de servidores policiais que está abaixo de 57% para delegados, 58% para escrivães e 53% para investigadores, devido à falta de concursos públicos para os cargos, principalmente, investigador e escrivão, nos últimos quatro anos.

Veja Mais

Programa Saúde na Escola será lançado nesta quinta em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 09h 10min


Entenda impacto na economia e o consumo dos brasileiros

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 08h 12min


Projeto de polinização alia biodiversidade à agricultura sustentável

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 07h 08min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024