Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

SEM ‘FERIADÃO’ Deputados reprovam projeto que antecipa feriados em MT

Medida que estabelecia feriado prolongado de 10 dias sofreu resistência

23 de Março de 2021 as 15h 46min

Foto: Fablício Rodrigues

DA REPORTAGEM

 

Com descontentamento de boa parte dos deputados e pressão de prefeitos e empresários, a Assembleia Legislativa rejeitou projeto de lei que antecipava 5 feriados estaduais.

Em relação ao projeto de antecipação dos feriados, foi apresentado parecer oral da Comissão de Trabalho e Administração Pública. O presidente Carlos Avalone emitiu o parecer, que foi contrário à aprovação. O relator, deputado Sebastião Rezende, afirmou que eles entenderam que hoje, como está estabelecido, a antecipação dos feriados criaria mais problemas e dificuldades para o estado no que concerne à saúde e também trazer prejuízos aos empresários do estado. Na Comissão, Elizeu votou com o relator, assim como Valmir Moretto e Carlos Avalone.

Wilson Santos lembrou das mortes por Covid-19, como a da coordenadora da pastoral do Migrante Eliana Vitaliano, e se mostrou favorável ao projeto, mas disse que votaria com a base. Ele ainda afirmou que acredita que, daqui a algumas semanas, será votado um “lockdown”, pois a situação do país é desesperadora.

Único que votou a favor, Lúdio Cabral (PT) disse que antecipar feriado é “colocar nas costas do trabalhador os custos da decisão a ser tomada”, e que ela depende de lei, o que os deputados não aprovariam. Ele afirmou que o governador deveria emitir um decreto juntamente com medidas econômicas para respaldar a população.

Paulo Araújo (PP) afirmou que esta foi uma das decisões mais difíceis de ser tomadas, e disse que conversou com médicos acerca da antecipacao de feriados, e quase todos foram contra e disseram que antecipar feriado sem medidas mais restritivas só traria resultados mais negativos. Ele ainda afirmou que achava necessário proibir a venda de bebidas alcoólicas.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, Dilmar’Dal Bosco (DEM), afirmou que a base do governo estava liberada para votar como queria, e que alguns grupos já estavam emitindo opiniões sobre os votos antes mesmo da votação acontecer. O parlamentar pediu que as federações participem das discussões com a Assembleia e levem suas ideias às suas bases. Ele ainda disse que faltou um pouco de diálogo para tomar a decisão.

 

PROJETO REJEITADO

No total, seriam 10 dias seguidos de "feriadão", tendo início na sexta (26), emendando com a Sexta-feira Santa (2), terminando no dia 4 de abril. Os feriados antecipados foram os de Dia do Trabalhador (1º de maio), Corpus Christi (3 de junho), Consciência Negra (20 de novembro) de 2021 e 2022, e aniversário dos municípios.

Logo no início da votação, as maiores bancadas do Legislativo, PSL (com 4 deputados) e o MDB (com 3 deputados) se posicionaram contra o projeto. A emedebista Janaina Riva reforçou que votaria não, pois o 'feriadão' os empresários não irão aguentar.

 

GUERRA ÀS AGLOMERAÇÕES

Com apenas um voto contrário do deputado Gilberto Cattani (PSL), os deputados aprovaram projeto que trata sobre a aplicação de multas a cidadãos e estabelecimentos que não cumprirem as medidas de controle da pandemia. Foi chamado de "Guerra as Aglomerações". A pena de R$ 500 a pessoas físicas e até R$ 10 mil a pessoas jurídicas foi aprovada pela Assembleia no dia 2 de março.

O projeto agora propõe que as multas serão aplicadas já na primeira vez que o cidadão ou empresário for flagrado infringindo as medidas. Em caso de reincidência, o valor da penalidade deverá ser triplicado. Caso haja novo descumprimento, o estabelecimento poderá ser fechado.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024