Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

Sem pagamento, campi da UFMT têm suspensão de energia

Corte ocorreu no final da manhã e deixou a principal universidade de MT sem luz

17 de Julho de 2019 as 00h 00min

CLEMERSON SM

clemersonsm@msn.com

 

Após o anúncio de contingenciamento promovido pelo Governo Federal em 30% do repasse às instituições federais de ensino superior acontecido no mês de março. Ontem, 16 de julho, chegou o dia mais crítico da medida imprudente do Governo Bolsonaro.

Os campi da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tiveram o fornecimento de energia suspenso em Energisa por falta de pagamento. A assessoria de imprensa da UFMT em Cuiabá anunciou o corte.

“Foi cortada a energia sim, não tenho valores, a única coisa que eu posso adiantar é que temos seis faturas em aberto, quatro delas são de 2018 e duas deste ano e a negociação continua, agora de tarde teremos outra reunião e só após ela poderemos dar alguma notícia mais concreta”, declarou a assessora.

Sofrendo com os cortes orçamentários desde 2014, o bloqueio de 30% dos recursos que ocorreu em março foi determinante para a situação que a instituição se encontra neste momento.

OS 30% representam a retenção de R$ 34 milhões para a UFMT. Nos últimos meses, vários setores da instituição passaram a operar de forma precária, ou tiveram a suspenção completa do serviço. No campus de Sinop, por exemplo, alunos fazendo provas em folhas de caderno, segundo relato de funcionários da unidade sinopense o descaso [por parte do Governo] é muito grande, alunos estão sem almoço [e muitos contavam com aquela refeição como a principal do dia], agora com o corte do fornecimento de energia há o medo de anos de pesquisa serem jogados por água abaixo.

Há 18 dias a empresa fornecedora de energia em Mato Grosso notificou a UMFT da interrupção caso o pagamento não fosse efetivado.

“A UFMT pode parar. Com o recurso que temos a garantia de funcionamento é até julho. O corte inviabiliza que nós honremos com os nossos compromissos que são contratos geridos pela instituição”, explicou a reitora Myrian.

Ao todo a Universidade que está presente em 33 municípios de Mato Grosso oferece 113 cursos de graduação, são cinco campi e 28 polos de Ensino à Distância e 66 programas de mestrado e doutorado. 25.435 acadêmicos estão sendo atingidos pelas medidas do Governo Federal.

Veja Mais

Afroturismo, turismo indígena e experiência pantaneira em MT

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 12h 52min


Sicredi registra crescimento nos principais indicadores

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 11h 51min


Mixto anuncia pacotão de reforços, incluindo goleiro Fernando Henrique

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 10h 50min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024