Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

SEM PARAQUAT: Agrônomos dizem que outros produtos garantirão safra

Sanções e multas podem ser aplicadas

24 de Setembro de 2020 as 08h 30min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou a proibição da venda e da utilização do herbicida paraquat (Gramoxone, Helmoxone, Flack). As empresas titulares do registro de produtos à base de paraquat, deverão recolher os estoques dos estabelecimentos comerciais e em posse dos agricultores em até 30 dias.

De acordo com a Lei dos Agrotóxicos, quem produzir, comercializar, transportar ou aplicar agroquímicos não autorizados pode sofrer sanções da legislação, com penas de reclusão de 2 a 4 anos, além de multa. Outras sanções podem ser aplicadas como a destruição dos vegetais que receberam a aplicação indevida e até interdição da propriedade.

Segundo a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Água Boa, a proibição do paraquat não afeta os preparativos da próxima safra de grãos. O produto era utilizado basicamente na dessecação da soja em pré-colheita. O objetivo da dessecação era acelerar o ciclo da soja para que a maturação ocorresse de maneira uniforme.

Segundo os agrônomos, existem outros produtos que podem preencher a lacuna deixada pelo produto. Para isso, o produtor precisa consultar seu agrônomo. Para a próxima safra, os produtores estão bem alinhados, com correção de solo praticamente concluída.

As máquinas já foram revisadas, e 80% dos adubos já entregues nas propriedades rurais. As sementes da soja já estão chegando e os manejos necessários serão iniciados a partir do começo das chuvas, com controle de ervas daninhas em monitoramento.

Veja Mais

Corretor, filha e neto mortos em acidente são sepultados em Sinop

Publicado em 22 de Abril de 2024 ás 17h 33min


Mãe e filho invadem casa, matam idosos e deixam padre ferido

Publicado em 22 de Abril de 2024 ás 14h 29min


Corinthians inicia semana decisiva com jogo político quente; entenda

Publicado em 22 de Abril de 2024 ás 12h 35min


Jornal Online

Edição nº1279 23/04/2024