Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 24 de Abril de 2024

Noticias

SINAL VERMELHO: MT registra casos de destruição em 11 territórios indígenas

Alerta é feito Conselho Indigenista Missionário

28 de Novembro de 2019 as 08h 30min

Foto: Divulgação

 

DA REPORTAGEM

Oficialmente, Mato Grosso teve registros de destruição em 11 territórios indígenas em 2018. O alerta é feito Conselho Indigenista Missionário (Cimi), que classifica essa como a maior violência contra os povos indígenas, pois compromete a sobrevivência dessas comunidades.

No estado existem 52 terras indígenas, porém, apenas uma delas está totalmente legalizada, com portaria do governo federal que determina a restrição do território. É a Piripikura, em Aripuanã, território do povo Kayabi.

Isso significa que a maioria das terras indígenas ainda traz pouca segurança para essas comunidades. Em 22 delas, nenhuma providência foi tomada pela União e outras 15 estão na lista da Fundação Nacional do Índio (Funai) para identificação, mas sem previsão de início dos trabalhos.

Segundo o Cimi, essa falta de segurança jurídica tem como consequência os casos de grilagem, roubo de madeira, invasões, loteamentos e até plantações em terras indígenas, além de casos de contaminação do ar e dos rios com agrotóxicos e outros produtos químicos.

Na Terra indígena Roosevelt, em Rondolândia, na divisa com Rondônia, há riscos de exploração ilegal de madeira e minérios. Lar dos Apurinã e dos Cinta Larga, o território possui 231 mil hectares e uma população de menos de dois mil indígenas, o que torna a região suscetível de ataques e invasões.

Outro caso de dano ao patrimônio indígena em 2018 foi registrado no Parque Indígena do Xingu. Invasores depredaram gravuras ancestrais feitas em um local sagrado que foi inclusive tombado pelo patrimônio histórico.

Veja Mais

Cássio deve ir para o banco de reservas contra o Fluminense

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 18h 38min


Sinop: criança atropelada por caminhão vem a óbito no Hospital Regional

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 14h 28min


Envolvidos em queda de avião são presos com armas e munições em Tangará da Serra

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 11h 55min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024