Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

SINOP: Apicultores aprendem técnicas para melhorar produção de colmeias

15 de Dezembro de 2020 as 15h 55min

Foto: Senar-MT

DA REPORTAGEM

 

Saber a divisão de trabalho dentro da colmeia é primordial para melhorar a produção de mel e esse é o objetivo do curso para apicultores “Manejo avançado em apicultura”. O treinamento é ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) – em parceria com os Sindicatos Rurais.

Em Sinop, a aula prática do curso ocorreu na chácara da produtora rural Aparecida Sueli de Oliveira que cria Abelhas Melipona e Uruçu. “Este ano não foi bom. Perdemos cinco enxames de Uruçu, mas continuo animada com a atividade. Gostei demais do curso e já estou pondo os conhecimentos em prática”, explica.

A apicultora também é artesã e por ser integrante do grupo de risco em relação a Covid-19 não frequenta mais feiras públicas. Como não pode expor seus produtos para venda, a profissional tem utilizado o seu dom no apiário. “Eu mesma construo as caixas de abelha e como não posso ir às feiras, estou tocando dessa forma”.

Dados do último Censo Agropecuário – em 2017 – indicam que Mato Grosso possui 532 apicultores. A maior produção do ramo é de mel com 350 toneladas ao ano, vindas de mais de 15 mil caixas de colmeia.

Além das qualidades no consumo do mel natural, o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Luiz Mainardi, defende que a atividade deva ser ainda mais aproveitada devido aos benefícios ao meio ambiente. “Cerca de 80% da polinização é feita pelas abelhas. São animais que contribuem para o avanço das outras culturas. Quanto mais abelhas, melhor para a agricultura”.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024