Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

SINOP: Curso de Jornalismo promove evento “O Negro”, voltado à cultura afro

Em homenagem à Consciência Negra, evento reuniu atividades e público diverso para roda de conversa

20 de Novembro de 2019 as 08h 00min

Foto: Assessoria

 

JOSÉ ROBERTO GONÇALVES / jrgsinop@hotmail.com

O curso de Jornalismo da Fasipe promoveu na noite desta terça (19) o evento “O Negro”, projeto já consagrado na instituição e idealizado pela professora Simone dos Santos Medeiros Siqueira. A data foi escolhida em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrada nesta quarta (20). Trabalhando temáticas relacionadas às minorias, à cultura-afro-brasileira, direito humanos e questões étnico-raciais, Simone implantou o projeto em 2012.

“O objetivo d’O Negro é promover ao universo acadêmico uma oportunidade de conhecimento e debate sobre as questões étnico culturais na atualidade. O evento é uma celebração à cultura afro-brasileira”, destaca a professora.

A edição deste ano teve como temática “Imigrantes Afro-descendentes e suas Histórias”, oferecendo a acadêmicos e convidados uma noite de debate sobre as principais problemáticas enfrentadas pelos imigrantes afro-descendentes em Sinop. Além da presença de professores e acadêmicos, o evento contou com o apoio de advogados da área do Direito do Trabalho e de imigrantes vindos da República Dominicana, Venezuela, Colômbia, Cuba e Haiti.

“É uma exaltação à importância do negro africano para a formação da sociedade nacional, um resgate da linda história deste povo que tanto colaborou para o desenvolvimento deste país”, emenda Simone.

Simone, que é bacharel em Turismo e atua como docente na Fasipe desde 2007, foi coordenadora do curso em que se formou e hoje leciona as disciplinas de Cultura Afro-Brasileira, Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais, Sociologia e Filosofia.

Em 2011, desenvolveu um projeto relacionado à cultura indígena. Nessa oportunidade, conheceu a artista Deuseni Felix, uma talentosa senhora que viveu durante anos observando e expondo em suas telas o cotidiano da vida do índio e a simplicidade de viver em comunidade, sem se preocupar com muitas coisas, somente com o necessário para sobreviver em um ambiente digno e familiar.

A partir desse encontro, seu olhar se voltou para as minorias, sentindo um grande anseio por conhecer mais sobre as etnias que formam o povo brasileiro, e, no ano seguinte, apresentou à IES e aos acadêmicos o projeto “O Negro”.

“A ideia consistia em desenvolver uma ação que despertasse nos espectadores a mesma curiosidade e respeito pelas pessoas que formam a nossa sociedade, mas que são considerados minorias. Um evento que lançasse um olhar sobre a cultura e história do africano, suas lutas, conquistas, história e, sobretudo, sua participação importante na formação do povo brasileiro”, explica a docente.

O primeiro “O Negro” aconteceu em 2012 e nele as expectativas foram atendidas. O auditório da Fasipe foi palco de palestras, bate-papo e apresentações culturais. A partir de 2014 “O Negro” tornou-se um evento institucional da Fasipe, passando a fazer parte do calendário acadêmico, e ocorrendo anualmente. Mestres, doutores, advogados e autoridades se voluntariam, desde então, para oferecer seus conhecimentos, voltados para a minoria negra, através de palestras, rodas de conversa e mesas redondas.

 

MOÇÃO DE APLAUSO

Em reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade, a professora foi agraciada durante o evento com a Moção de Aplauso concedida pela vereadora Professora Branca.

Veja Mais

Inauguradas ciclovias e pistas de caminhada em duas avenidas em Nova Mutum

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 07h 02min


Juiz condena empresário, Santos e CBF por falhas em jogo na Arena Pantanal

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 06h 01min


Produção de gergelim deve aumentar 105,8% em Mato Grosso, aponta Conab

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 05h 00min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024