Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

SINOP Designer ensina reconstruir faces de vítimas de tsunamis na Malásia

Cícero Moraes treinou malaios; ao todo, tem 68 trabalhos de reconstruções faciais

10 de Setembro de 2019 as 07h 00min

Cícero Moraes ensina técnicas aos malaios – Foto: Arquivo pessoal

DA REPORTAGEM

Olhar Direto

 

O designer Cícero Moraes, de Sinop, já deu treinamentos para malaios aprenderem a reconstruir faces de vítimas de tsunamis que atingem o país. Profissional da área desde 2014, ele já reconstruiu 68 rostos históricos e religiosos. Seu mais recente trabalho é a múmia Iret-Neferet, de mais de dois mil anos.

O curso foi ministrado durante a terceira semana de agosto com os profissionais da área forense de Kuala Lumpur, capital da Malásia, a pedido do governo local. O treinamento durou seis dias e visou passar aos malaios técnicas de reconstrução que serão utilizadas para a identificação vítimas de tsunamis.

Cícero é reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho desde 2014, quando reconstruiu o rosto de Santo Antônio. Essa reconstrução, inclusive, é uma das mais memoráveis para ele, justamente pelo reconhecimento que lhe foi dado. “[A que mais me marcou foi] Santo Antônio. Saiu matéria no Fantástico, na Itália. A partir daquele momento o pessoal ficou conhecendo mais o trabalho. Foi bem interessante”, conta o profissional.

O reconhecimento não parte somente internacionalmente, como também no próprio Brasil. Nas próximas semanas, Cícero estará embarcando para Natal/RN, em parceria com o Instituto Médico Legal (IML) do município. Na última semana de agosto, ele estava em Uberaba e Uberlândia, dando aulas nas federais do estado de Minas Gerais.

Entre os 68 trabalhos, se destacam também a face de Maria Madalena, Dom Pedro I e da múmia Iret-Neferet, um dos mais recentes. Ele conta que não tem pretensão em reconstruir algum rosto específico, inclusive, porque já aprendeu muito com rostos menos conhecidos, por trazerem “histórias fantásticas.

“Para falar a verdade, eu estou muito satisfeito com o que eu reconstruí. Para mim está ótimo. Estou muito feliz. Às vezes você tem uma pretensão de reconstruir uma figura, mas às vezes você reconstrói uma figura que não é muito conhecida que tem uma história fantástica. Isso já faz eu ficar cheio de alegria, pleno”.

 

APÓS ASSALTO

Cícero é natural de Santa Catarina e veio para Mato Grosso em 1987 com sua família após a morte do pai. Há 32 anos no estado, ele brinca que até se considera mato-grossense. Em 2015, inclusive, recebeu o título de Cidadão Mato-Grossense pela Assembleia Legislativa.

O trabalho de reconstrução começou após ter sido assaltado em Sinop, o que resultou em um tiro de raspão na cabeça, mas sem qualquer pretensão de ajudar na prisão dos criminosos. Traumatizado, ele passou a estudar sobre por hobbie, de forma totalmente autodidata.

A iniciativa de reconstruir os rostos partiu dele, inclusive. Cícero explica que entrou em contato com um pessoal da Itália que trabalha para museus e realiza mostras, colocando-se a disposição. Não demorou muito para que ele fosse contratado pelo Museu de Estudos da Universidade de Pádua, na Itália, para fazer uma reconstrução em 3D do rosto de Santo Antônio.

“É sempre uma alegria e uma honra pelo pessoal confiar e permitir que eu reconstrua faces históricas e religiosas. Isso significa muito na vida das pessoas e cada reconstrução que faço eu entro em contato com a história daquele indivíduo. É uma oportunidade de ampliar a cultura e conhecimento”, conta.

Veja Mais

Agro brasileiro e a luta dos "quatro cavaleiros do apocalipse"

Publicado em 27 de Março de 2024 ás 20h 16min


Quinta-feira Santa é feriado? E como fica a Sexta-feira da Paixão?

Publicado em 27 de Março de 2024 ás 18h 15min


Procons de MT planejam ações conjuntas em reunião técnica

Publicado em 27 de Março de 2024 ás 16h 14min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024