Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

SINOP: Estudantes vencem desafio com concreto à base de vidro

Projeto levou o 1º lugar no Grand Prix Senai de Inovação Etapa Estadual

31 de Outubro de 2019 as 09h 00min

Equipe de estudantes propôs usar vidro para fazer concreto – Foto: Assessoria

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Descartar embalagens de vidro é sempre um desafio. E para dar uma solução ao resíduo e evitar que os cacos sejam jogados em locais indevidos, uma equipe de estudantes de Sinop propôs usar o material para fazer concreto. Tão resistente quanto outros materiais e de baixo custo, o vidro pode substituir a brita em até 25%. O projeto levou o primeiro lugar no Grand Prix Senai de Inovação Etapa Estadual, realizado durante a 16ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCTI).

O administrador Marco Aurélio Martins, 46 anos, estudante de Eletrotécnica, foi o líder da equipe vencedora. Ele voltou a estudar depois que começou a trabalhar em uma empresa de eletricidade para conseguir desempenhar melhor as funções na empresa. Já no Senai, encantou-se pelas propostas de inovação e quis participar do Grand Prix – etapa escolar.

“A oportunidade surgiu e a gente abraçou. Como eu venho de uma empresa que atua neste ramo da indústria e já havia participado de testes com outros materiais para a produção do concreto, sabia que poderia dar certo. Então, começamos a pesquisar e vimos que já existiam relatórios provando a resistência do vidro. No trabalho em equipe fomos aprimorando o projeto até chegar nesse resultado”, explicou. Eles tiveram todo o suporte da interlocutora de inovação do Senai Sinop, Sheila Katie Santos.

O 2º lugar do GP foi para a equipe de Sorriso que desenvolveu uma fracionadora de grãos para cervejarias artesanais. A empresa que propôs o desafio relatou ter dificuldade de garantir a qualidade do grão, já que o produto ficava exposto ao contato humano e fatores externos.

“Pensamos em uma fracionadora totalmente envelopada. Todo o projeto é automatizado por meio de um sistema eletropneumático que reduz bastante o custo da implantação no mercado de vendas. Os maiores desafios foram a montagem, elaboração do sistema e a transmissão da ideia de forma eficiente para os jurados”, afirmou o estudante de Eletrotécnica Matheus Vinícius Souza Furtado, 22 anos, integrante da equipe. O grupo foi acompanhado do instrutor e interlocutor de inovação Elder Pimpão.

Já o 3º lugar foi para a equipe de estudantes do Ensino Médio Técnico do Sesi e Senai de Cuiabá. Eles desenvolveram a solução para a seleção de tilápias em criações usando tanques. Hoje, o trabalho é feito de forma manual, desde pegar o peixe, pesar e dar a destinação devida: o abate ou o retorno ao tanque para peixes menores. Entre as reclamações da empresa estão as lesões nos trabalhadores, hematomas e estresse nas tilápias e demora no processo de seleção.

Gabrielly Borges, 15 anos, disse que chegar até uma solução não foi fácil. “Cada integrante do grupo tinha uma ideia, mas todas tinham problemas, até que chegamos ao protótipo de uma máquina automatizada. O peixe entra na máquina nadando, passa pelas roldanas em gel, depois é pesado e separado em três tanques, de acordo com o tamanho, evitando o contato humano e machucados no animal. Ver o resultado desse trabalho foi muito motivador, estou muito feliz em ter uma oportunidade como essa”.

Veja Mais

Mixto anuncia pacotão de reforços, incluindo goleiro Fernando Henrique

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 10h 50min


Esmagamento de soja atinge novo recorde para o mês

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 09h 48min


Jair Bolsonaro arrasta multidão em sua segunda passagem por Sinop

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 08h 57min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024