Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

SINOP: Prefeitura cria sala de emergência para enfrentamento à dengue

2.458 notificações da doença, das quais 722 casos foram confirmados até 12 de dezembro de 2019

07 de Janeiro de 2020 as 07h 45min

Foto: Assessoria da Prefeitura

Assessoria

A Prefeitura de Sinop criou ontem, 06/01, uma sala de emergência para enfrentamento à dengue e que atuará de forma permanente e estratégica no combate ao problema. A decisão leva em conta o atual cenário registrado no município (2.458 notificações da doença, das quais 722 casos foram confirmados até 12 de dezembro de 2019; uma morte confirmada por dengue hemorrágica e uma segunda sob investigação; e, ainda, a conjuntura favorável à ocorrência de criadouros, devido ao alto volume de chuvas). O grupo de trabalho congrega agentes das áreas de Saúde, Meio Ambiente, Educação e Obras e será responsável pelo planejamento de ações e políticas de resposta. Um biólogo cedido pelo Ministério da Saúde ao município coordenará a frente. A primeira reunião ocorreu na Secretaria de Saúde.

Dentre as ações já estabelecidas está a elevação do número de equipes que atuam em ações de bloqueio em áreas prováveis de transmissão, com vistas à diminuir a população adulta de mosquitos pela aplicação de inseticidas: cinco serão integradas ao efetivo, passando de duas para sete as equipes vigentes; paralelamente a isso, mais 60 servidores serão contratados em janeiro para a parte de orientação pedagógica, visitas e trabalhos com as pré-notificações de moradores em cujos imóveis forem encontradas larvas. Segundo explica o secretário de Saúde, Gerson Danzer, o foco é tentar frear a alta incidência do mosquito Aedes aegyti em Sinop. Para tal, o poder público município convoca toda população a se juntar na mesma causa. 

"Infelizmente, já ocorreu o óbito de uma criança diagnosticada com dengue e um segundo caso sob suspeita. Também, infelizmente, os moradores não estão fazendo o seu dever de casa porque nosso dever é não deixar água parada. Mais de oitenta por cento dos casos de dengue são encontrados dentro das nossas casas. É preciso se ter esse cuidado. Enquanto Prefeitura e dado o que está ocorrendo, vamos envolver várias secretarias neste esforço conjunto", afirma Danzer. 

A Prefeitura realizará a limpeza de áreas públicas institucionais sob sua responsabilidade, priorizando-as, bem como em valas, valetões e bueiros. Entretanto, para que elas se mantenham livres de sujeira  e lixo, é preciso que a população não pratique descarte irregular de entulho, pois são potenciais criadouros. Em caso de terrenos particulares, o município atuará de forma intensiva, apoiado na lei municipal que estabelece as condutas e diretrizes de meio ambiente, prevendo penalidades em caso de sujeira.  

Outra das medidas decidida em âmbito sala de emergência está a antecipação, já em janeiro, do mutirão para recolhimento de entulhos e materiais potenciais criadouros de larvas do Aedes. Só no último ano, o mesmo mutirão retirou 120 caminhões com itens que acumulam água. Nos bairros, os Agentes Comunitários de Saúde deixarão a 'linha de frente' das Unidades Básicas de Saúde para se juntarem à força-tarefa que prestará orientações e fiscalizará imóveis diversos. "Vão trabalhar o tempo que achar necessário única e exclusivamente para estarem olhando, acompanhando e fiscalizando os quintais das pessoas  para verificar se tem ou não foco. Os focos estão dentro de casa e precisamos acompanhar para ver como está o problema", acrescenta Gerson Danzer.

Entidades de classe do município, bem como instituições como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, também serão chamadas para se juntarem à sala de emergência e trabalharem de forma cooperada, repetindo o sucesso das últimas parcerias. A segunda reunião da força-tarefa está programada para a manhã do dia 08 de janeiro, a partir das 8h, na sede da Secretaria de Saúde. 

 

DENÚNCIAS

A Prefeitura de Sinop conta, também, com o apoio da sociedade para a realização de denúncias de imóveis e locais com suspeita de entulho acumulado e foco de dengue. O número de telefone é o 3511-1829; já pela palma da mão, é possível informar o município por meio do aplicativo Se Liga Sinop, baixado gratuitamente pela internet em qualquer smartphone, ou o próprio site www.seligasinop.com.br. 

Em locais onde forem flagrados focos do mosquito e, de acordo com o grau de infestação, serão lavradas multas de imediato. Em casos considerados menos graves, uma pré-notificação dará tempo para que o morador se regularize, sob risco de ser penalizado quando da realização de uma próxima vistoria pelo poder público. 

A Prefeitura também reforçará a orientação e fiscalização às empresas do ramo imobiliário para que também realizem vistorias em imóveis à venda e/ou locação, mas que se encontram vazios e com água parada em calhas e/ou piscinas. Casos dessa natureza já têm chegado ao município por meio dos canais de denúncias.  

Veja Mais

Nova tecnologia produtiva melhora desempenho da pecuária de cria

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 09h 33min


Sicredi investe mais de R$ 390 mi em ações sociais

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 08h 31min


Argentina Crucianelli traz plantadeiras autotransportáveis

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 07h 29min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024