Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 16 de Abril de 2024

Noticias

SINOP: Unidade penal anuncia fábrica de artefatos de cimento

Estrutura a ser implantada deve seguir os moldes da já existente no CDP de Lucas do Rio Verde

06 de Fevereiro de 2021 as 08h 00min

Foto: Assessoria/Sesp-MT

DA REPORTAGEM

 

A Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), Sinop, deve receber, ainda este ano, um espaço para os reeducandos trabalharem na produção de artefatos de cimento. O anúncio da obra foi feito pelo prefeito Roberto Dorner durante visita à unidade penal.

A estrutura a ser implantada em Sinop deve seguir os moldes da já existente no Centro Detenção Provisória (CDP) de Lucas do Rio Verde, que desde o ano de 2014 emprega os reeducandos na fábrica de artefatos e disponibiliza o material para obras diversas no setor público.

O diretor da unidade, Adalberto Dias de Oliveira, avaliou como positivo o encontro com o chefe do Executivo Municipal, já que a disponibilização de trabalho é uma ferramenta eficaz para a ressocialização dos reeducandos.

“Fiz o convite ao prefeito e ele esteve aqui para conhecer a nossa unidade, sinalizou como assertivo o nosso pedido. Agora vamos esperar os trâmites legais para poder iniciar a obra da construção do barracão”, enfatizou.

Ainda segundo o diretor, toda a mão de obra a ser utilizada na construção será dos reeducandos. Atualmente, a unidade conta com pouco mais de 890 homens. Destes, 112 realizam atividades laborais intramuros e extramuros.

Dentre as opções oferecidas dentro da penitenciária está a confecção de bolas de futebol, corte e costura, produção de hortaliças, serigrafia, manutenção e produção de kits de tabuleiro e as peças dos jogos de xadrez em madeira.

Outro projeto que traz uma produção expressiva é o ‘Sinop Bolas’, onde são confeccionadas a mão, bolas de futebol e materiais esportivos. Só nesse setor são produzidas em média cerca de 200 unidades por semana. O prefeito Roberto Dorner reconheceu a importância do trabalho que é desenvolvido pelo Conselho da Comunidade.

“Andando dentro do presídio a gente vê que o trabalho desenvolvido pelo conselho com os presos aqui é de grande valia. Dentro do presídio têm muitos profissionais que atuam principalmente na área de costura com a confecção de camisetas e na fábrica de bolas. Tem o semear, que é a horta deles. O jardim aqui é muito bonito. O conselho está de parabéns pelo trabalho desenvolvido”, pontuou Dorner.

O juiz de execução penal e corregedor do presídio, João Manoel Pereira Guerra, que há alguns anos desenvolve ações de ressocialização junto à unidade prisional, acompanhou o prefeito durante a visita e ressaltou a importância do gestor municipal conhecer os projetos sociais e lembrou que as ações são importantes, também para segurança pública da cidade.

“Essas ações têm crescido e se desenvolvido e têm sido muito úteis para o próprio município, com relação à mão de obra que está sendo empregada, quer seja do regime semiaberto, como do regime fechado. E agora com o início desta nova gestão é muito oportuno neste início de mandato, vir conhecer aqui o sistema prisional e ver as potencialidades que existem aqui dentro. E hoje ele visitando aqui já observou que existem várias ações sendo desenvolvidas que podem ser aproveitadas pelo município de Sinop”, destacou.

Veja Mais

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502

Publicado em 16 de Abril de 2024 ás 16h 31min


Exportações de milho sobem em MT

Publicado em 16 de Abril de 2024 ás 12h 18min


Maninho articula com Jayme recursos para construção de 200 apartamentos em Colíder

Publicado em 16 de Abril de 2024 ás 11h 17min


Jornal Online

Edição nº1274 16/04/2024