Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

SINOP: Vacina de febre amarela deve ser reforçada em crianças de 4 anos Vacina deve ser aplicada em bebês de 9 meses e todas as crianças de 4 anos devem tomar

9 casos foram notificados em 2019, mas nenhum confirmado

18 de Janeiro de 2020 as 10h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

A Secretaria de Saúde de Sinop alerta pais e responsáveis para alteração realizada no Calendário Vacinal da Criança. Conforme o Ministério da Saúde, a vacina de febre amarela deve ser aplicada em bebês de nove meses e todas as crianças de quatro anos devem tomar a dose reforço. Com essa alteração, a coordenadora municipal de imunização, Sirlei Castilho, convoca toda a população da faixa etária.

“Todas as crianças com quatro anos que já tomaram a primeira dose da vacina da febre amarela devem comparecer a uma unidade de saúde para refazer a dosagem, inclusive, as crianças dessa idade que recém tomaram a vacina. Mesmo que esteja uma data prevista no carimbo da carteirinha datando a vacina para daqui alguns anos, esse reforço deve ser realizado o mais breve possível”, explica Sirlei.

Pessoas de cinco a 59 anos, não vacinadas ou sem o comprovante de vacinação, receberão uma única dose da vacina.

 

MATO GROSSO

No ano passado, nove casos de febre amarela foram notificados em Mato Grosso, mas nenhum foi confirmado, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). Ainda de acordo com a SES, nenhum caso foi registrado nos 16 primeiros dias deste ano. Em 2019, o maior número de suspeitas do caso foi registrado em Lucas do Rio Verde, com quatro notificações.

Uma suspeita de febre amarela foi registrada em Cuiabá, uma em Confresa, uma Itiquira, uma em Nossa Senhora do Livramento e uma em Pontes e Lacerda.

 

BRASIL

De julho de 2019 a 8 de janeiro deste ano, 327 casos suspeitos de febre amarela em humanos foram notificados ao Ministério da Saúde, mas apenas um foi confirmado, no Pará. Entre janeiro e junho de 2019, 14 pessoas morreram devido à febre amarela no Brasil.

Atualmente, o Brasil tem apenas registros de febre amarela silvestre, transmitida por mosquitos que vivem no campo e florestas. Os últimos casos de febre amarela urbana foram registrados em 1942, no Acre.

A febre amarela causa sintomas como dor de cabeça, febre baixa, fraqueza e vômitos, dores musculares e nas articulações. Em sua fase mais grave, pode causar inflamação no fígado e nos rins, sangramentos na pele e levar à morte.

Veja Mais

Avanço tecnológico será o destaque da Siltomac

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 09h 28min


Nova linha de graneleiros é destaque na Agrishow

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 08h 26min


Pivô de alta performance para irrigação será apresentado pela primeira vez na Agrishow

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 07h 26min


Jornal Online

Edição nº1279 23/04/2024