Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

SISTEMA ILP: Dia de campo online mostra a transição entre seca e chuvas

Período é considerado como um dos mais críticos neste tipo de sistema

07 de Novembro de 2020 as 08h 00min

Foto: Divulgação

ASSESSORIA

DE IMPRENSA

 

A transição entre o fim da seca e início das chuvas é um dos momentos mais críticos em sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP). A retirada do gado das pastagens, para que possam ser dessecadas e preparadas para a semeadura da lavoura exige planejamento do produtor rural. As estratégias adotadas pela Fazenda Pontal, em Nova Guarita, para essa etapa do processo produtivo serão o tema do 5º Dia de Campo sobre integração lavoura-pecuária JP Agropecuária e Embrapa Agrossilvipastoril, que será realizado neste sábado (7), de forma online.

A transmissão será pelo canal da Embrapa no Youtube (youtube.com/embrapa) e pelo site da Embrapa Agrossilvipastoril (www.embrapa.br/agrossilvipastoril), a partir das 8h. As inscrições para o dia de campo podem ser feitas no site da Embrapa Agrossilvipastoril. O link direto da transmissão será enviado aos inscritos na véspera do evento.

Este será o segundo dia de campo online sobre a Fazenda Pontal. Em maio, o evento focou na transição da lavoura para a pecuária, mostrando tecnologias para a formação das pastagens e uso de consórcios forrageiros após a safra de soja, além do sistema de monta invertida. A Fazenda Pontal trabalha com a cria de nelore, tendo como tripé de seu planejamento a ILP, o manejo de pastagens e a estação de monta invertida.

 

PROGRAMAÇÃO

A programação deste dia de campo online contará com 3 blocos de apresentações, intercaladas por espaço de interatividade, onde o proprietário da fazenda, José Leandro Peres e o pesquisador da Embrapa Bruno Pedreira farão um bate-papo respondendo perguntas dos participantes e abordando mais informações sobre os procedimentos adotados na fazenda Pontal.

O primeiro bloco abordará a técnica de IATF como ferramenta de intensificação da cria, o histórico e a realidade da estação de monta invertida. O segundo bloco falará sobre a gestão de pastagens e o impacto da suplementação na seca e no confinamento. O terceiro e último bloco trará informações sobre os sistemas de dessecação de pastos em áreas de ILP e a importância das análises de solos e plantas.

Realizado pela Embrapa Agrossilvipastoril, em conjunto com a JP Agropecuária e o Senar-MT, o dia de campo é fruto de uma parceria entre a fazenda e a Embrapa, com patrocínio de empresas privadas, que visa validar tecnologias para sistemas de integração lavoura-pecuária em Mato Grosso.

O evento também faz parte das atividades coordenadas pela Embrapa no âmbito dos Projetos Integrados da Amazônia, custeados pelo Fundo Amazônia.

Veja Mais

Hipertensão arterial afeta a vida de 36 milhões

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 07h 48min


Zé Ramalho é cotado para vice na chapa com Dorner

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 06h 47min


90 mandados contra investigados por tráfico e associação criminosa

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024