Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

SITUAÇÃO CRÍTICA: Incêndios atingem Pantanal e Parques do Xingu e de Chapada

Incêndios atingem 3 regiões importantes de MT

09 de Setembro de 2020 as 13h 03min

Foto: Reprodução

DA REPORTAGEM

 

Mato Grosso já tem mais de 24 mil focos de calor neste ano, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É a pior situação em 10 anos. Há incêndios de grandes proporções no Parque Indígena do Xingu, que fica na região Amazônica, no Pantanal e no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que está dentro do Cerrado.

A fumaça atinge a região metropolitana de Cuiabá e o interior. Em Chapada, o fogo se alastrou há duas semanas. As chamas estavam na borda do parque e depois entraram mata adentro, o que está dificultando o combate.

A área que está queimando ainda está sendo mapeada. No ano passado, foram quase 50 mil hectares queimados na Chapada. Desses, 7,5 mil dentro do parque, que tem 33 hectares. A principal preocupação é proteger propriedades e o parque, já que ele é a principal fonte de renda ali, recebe turistas do mundo todo.

No Parque do Xingu, o fogo é combatido apenas por um grupo pequeno de brigadistas indígenas, numa área de mais de nove quilômetros. O Pantanal tem a pior situação: mais de um milhão de hectares já foram queimados, segundo estimativa do Ibama.

Veja Mais

Corretor, filha e neto mortos em acidente são sepultados em Sinop

Publicado em 22 de Abril de 2024 ás 17h 33min


Mãe e filho invadem casa, matam idosos e deixam padre ferido

Publicado em 22 de Abril de 2024 ás 14h 29min


Corinthians inicia semana decisiva com jogo político quente; entenda

Publicado em 22 de Abril de 2024 ás 12h 35min


Jornal Online

Edição nº1279 23/04/2024