Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 24 de Abril de 2024

Noticias

SOB CAUTELA TJ recua da decisão de reabrir Fóruns

O aumento no número de casos da covid-19 em MT fez justiça recuar da decisão de reabertura

09 de Junho de 2020 as 07h 30min

Foto: Divulgação

CLEMERSON SM

clemersonsm@msn.com

 

O crescente aumento do número de casos de pessoas contagiadas com o novo coronavírus, fez com que o Poder Judiciário optasse por prorrogar a reabertura dos Fóruns das comarcas em todo o estado de Mato Grosso, como também em todas as dependências de serviço judiciário.

No último domingo (07), Mato Grosso ultrapassou a casa dos quatro mil casos confirmados e passou de 110 óbitos pela doença.

Antes desse aumento, a previsão do Tribunal de Justiça era de que as unidades do Judiciário fossem reabertas a partir do dia 15 deste mês de forma gradual, mas agora, o fechamento está determinado até o dia 30.

Chegou-se à conclusão de que o estado ainda não apresenta as condições necessárias para que a retomadas das atividades presenciais sejam realizadas de forma segura, tanto para os servidores da Justiça, quanto para a população que necessita dos serviços ali prestados.

Por isso que, continuam suspensos os prazos processuais dos processos físicos judiciais e administrados até o final do mês.

Outro fator decisivo para a decisão do Poder Judiciário em Mato Grosso foi a constatação do alto índice de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado, o que está ameaçando colocar em colapso o sistema de saúde em várias cidades de Mato Grosso.

Em Cuiabá e Várzea Grande, por exemplo, o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem encaminhou um ofício para o procurador geral de Justiça, José Antônio Borges, recomendando que ambas a cidades decretem lockdown.

A nota do Sindicato aponta que no momento que 45% dos leitos de UTIs destinados a Covid-19 estão ocupados no Estado. Os números mostram ainda que nos últimos dias houve um crescimento vertiginoso de infectados em estado grave.

A decisão da Administração do PJMT também levou em consideração que as unidades hospitalares no Estado de Mato Grosso apresentam alto índice de taxa de ocupação de UTI por casos suspeitos e confirmados e a confirmação da incidência da Covid-19 em 104 municípios do Estado.

A decisão do adiamanto da volta das atividades foi tomada em conjunto entre o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alves da Rocha, a vice-presidente, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas e pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Ferreira da Silva.

Veja Mais

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 08h 53min


MT-130 volta a receber críticas por falta de reparos necessários

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 07h 53min


Empresas podem regularizar dívidas tributárias com desconto de até 40%

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 06h 52min


Jornal Online

Edição nº1280 24/04/2024