Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

SOBREVIDA: Em longo julgamento, TSE adia para semana que vem cassação de Selma

Relator do caso votou favorável pela cassação e pedido de novas eleições para o Senado

04 de Dezembro de 2019 as 19h 00min

Foto: Assessoria

CLEMERSON SM / clemersonsm@msn.com

 

A noite de terça-feira (3), foi de muita tensão e expectativa para a senadora mato-grossense Selma Arruda (Podemos). O Tribunal Superior Eleitoral iniciou o julgamento do recurso da senadora para reverter o resultado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) que já decidiu por duas vezes a cassação de seu mandato, como também de seus suplentes, Gilberto Eglair Possamai e Clérie Fabiana Mendes por prática de Caixa 2 e abuso de poder econômico durante as eleições de 2018.

“Não houve registro dos valores, o que demostra a tentativa de evitar a fiscalização da Justiça Eleitoral

Diante desses fatos, estão comprovados nos autos dos processos de prática de caixa 2”, disse o ministro do TSE, Og Fernandes relator do caso.

Fernandes disse ainda que a senadora Selma Arruda, por sua experiência de anos como juíza não poderia alegar desconhecimento jurídico.

“Não se pode olvidar desse dado, embora não seja o estabelecimento de um princípio de igualdade, mas chama atenção esse dado: a recorrente Selma ocupou por décadas o cargo de juíza de Direito tendo inclusive exercido a função eleitoral. Tal fato dá cores mais vivas a quem jamais poderia alegar desconhecimento dos fatos ilícitos. Este raciocínio não poder ser aplicado aos juízes", afirmou.

A defesa da senadora negou as irregularidades e afirmou que os recursos questionados de R$ 1,5 milhão foram utilizados antes do período de campanha eleitoral, momento em que, segundo a defesa, não haveria a necessidade de declaração dos gastos.

Além disso, o advogado Gustavo Bonini Guedes, culpou o “sistema político” pela cassação da senadora no TRE/MT. "O sistema uma hora tenta cobrar o preço e é isso que nós tentaremos evitar aqui nessa noite", afirmou.

Mas o ministro Og Fernandes, acabou por votar contrário ao recurso de Selma Arruda, onde se manifestou favorável à cassação do mandato da senadora e indicou também a necessidade de se realizar uma nova eleição em Mato Grosso para a ocupação desta vaga.

O procurador da República José Bonifácio durante sua sustentação oral também requereu aos ministros, a manutenção da cassação de Selma e a realização de nova eleição no estado.

"No caso, os representados realizaram enorme quantidade gastos tipicamente eleitorais, como produção de materiais para rádio e televisão, no período de pré-campanha, os quais só poderiam ser realizados no dia 5 de agosto", disse.

Logo após voto do ministro relator de recurso, o julgamento foi suspenso pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber por conto do avançar das horas. O julgamento deve retornar ao plenário do Tse na próxima terça-feira (10), com os votos dos outros seis ministros. Até lá a senadora Selma Arruda tem mais alguns dias para ocupar o cargo de senadora da República, que pelo andar da carruagem está com os dias contatos.

Veja Mais

Abílio é condenado por ofensas a Botelho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 07h 45min


Nova Rota prevê autorização das obras de viadutos em Sinop para junho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Jornal Online

Edição nº1278 20/04/2024