Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

SOJA: Agricultores destroem áreas comprometidas pelas chuvas

Umidade prejudica qualidade do grão

10 de Março de 2021 as 09h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

O talhão estava bonito e com uma produtividade esperada de 70 sacas por hectare em média. No entanto, as chuvas frustraram as expectativas na fazenda do André Hoffmann, em Santa Carmem. Quase uma semana depois de ficar pronta para a colheita, a lavoura sentiu o excesso de umidade e o agricultor viu que não adiantaria mais insistir em esperar o tempo abrir.

“Vínhamos numa semana muito complicada, já vinha dando umidade muito alta. Não tinha grãos avariados, mas na segunda semana já começou o avariado e não conseguimos mais tirar a soja do campo. Depois que a soja ficou pronta, deu 5 dias de chuva e ela brotou. Algumas variedades apodreceram e então não teve jeito. Tivemos que plantar milho por cima”, relata o agricultor.

Ao todo 280 hectares de soja foram destruídos. Mais de 10% da área total cultivada na fazenda. “Esse prejuízo é incalculável, não fizemos ainda as contas do tamanho do prejuízo”, conta Hoffmann.

Outras propriedades no Médio Norte também enfrentam o mesmo problema, segundo o agricultor Antônio Galvan, que é vice-presidente da Aprosoja Brasil. A qualidade da produção em saído do campo é outro grande motivo de preocupação. São vários os registros de áreas com soja germinando nas vagens, grãos avariados, mofados, ardidos. Isso significa descontos e prejuízos na hora de entrega e aumenta a incerteza quanto ao desfecho desta safra, já que ainda tem muita soja para colher.

Até a última sexta, pouco mais de 67% da área total cultivada em Mato Grosso estavam colhidos, segundo o Imea. O ritmo segue abaixo do registrado nesta mesma época do ano passado, quando as máquinas já tinham avançado sobre mais de 91% das plantações. Esta lentidão também atrapalha o cultivo da segunda safra de milho, que segue atrasado: chegou a 73% da área prevista.

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024