Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

SOJA: Cenário de incertezas preocupa, mas não tira esperança com nova safra

No principal estado produtor do grão no país, agricultores mantêm otimismo com o ciclo 2020/21

18 de Junho de 2020 as 09h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

O vai-e-vem das máquinas não para na Fazenda Lenz, em Sorriso. Cerca de 750 dos 1,7 mil hectares de milho foram colhidos. O trabalho segue em ritmo forte na propriedade, que já se programa para a próxima safra de soja. A oleaginosa vai ocupar 2,25 mil hectares, mesma área do ciclo passado. A diferença fica por conta do cenário de incertezas que, para o agricultor Laércio Lenz, vai exigir muita atenção com o mercado, especialmente diante das oscilações cambiais.

“Devido a esse cenário de pandemia, essas alterações muito bruscas de Dólar, a gente com certeza vai ter uma safra cara. Vamos torcer para que esse Dólar se estabilize. Todo agricultor tem que cuidar muito para não levar ‘uma rasteira do Dólar’, evitando que lá na frente – mesmo que a produtividade seja boa – ele não consiga fechar suas contas”, analisa.

Com o início do vazio sanitário da soja, também começa a contagem regressiva para o sinal verde da safra 2020/21 do grão no estado. O plantio será permitido após o dia 15 de setembro, quando termina o vazio. A previsão é de que as lavouras ocupem pouco mais de 10 milhões de hectares neste novo ciclo, maior área já destinada à cultura em Mato Grosso. A expansão de 2,2% mostra que, apesar das dúvidas com o futuro, a esperança segue motivando os agricultores.

Pelo menos é esse o sentimento o produtor rural Cleverson Bertamoni, que torce para o resultado da safra possa ser comemorado lá na frente. “Nosso maior receio é com o Dólar. Mas eu tenho fé que vai dar tudo certo, que vamos ter uma safra com margem considerável para poder continuar na atividade e continuar investindo nela, que é o que sabemos fazer. Então, vamos ter esperança, que tudo vai dar certo”, conclui.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024