Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

SOJA: Chuva volta a cair em algumas regiões e ameniza impactos da seca

Distribuição ainda é irregular segundo agricultores, o que mantém apreensão com o futuro da safra

12 de Dezembro de 2020 as 07h 09min

Em algumas áreas não chovia há 35 dias – Foto: Diego Dallasta

DA REPORTAGEM

 

Nuvens carregadas no céu... umidade aguardada no campo. A chuva – enfim – voltou a molhar as lavouras de soja em Canarana, Nordeste de Mato Grosso. Um alívio para os agricultores que viram as plantações sofrerem com a estiagem. Foram mais de 30 dias de seca em algumas fazendas.

“Essa noite, Canarana recebeu entre 10mm e 70mm de chuva, dependendo da localidade. Esperamos que essa chuva continue, que chova durante toda esta semana, porque várias localidades ficaram de 15 até 35 dias sem chuvas. Nós já contabilizamos perda de produtividade. Ainda não sabemos o quanto, mas já sabemos que vamos colher menos que na safra passada”, comenta o agricultor Diego Dallasta, que plantou 2,5 mil hectares de soja nesta safra.

Em Nova Mutum, no Médio Norte, os 1,2 mil hectares de soja cultivados na fazenda do Alduir Cenedese sentiram a falta de água nas últimas semanas. Pelo menos 200 hectares tiveram que ser replantados. O agricultor comemora o retorno das chuvas, mas reforça que elas ainda estão irregulares.

“Desde o começo da safra choveu pouco aqui na região. Tenho uma área que foi plantada há 50 dias e deveria estar com o dobro do tamanho, mas, com a seca, a lavoura não chegou nem a fechar as ruas ainda. Na sexta-feira e no domingo choveu na faixa de 90mm. A lavoura recuperou a cor e a aparência, mas os prejuízos estão aí”, comenta o produtor, que estima colher em média 10 sacas de soja por hectare a menos do que no ano passado.

A água também voltou a cair em Sorriso, município que mais produz soja no Brasil. “De domingo prá cá vem chovendo bem por aqui. A soja voltou ao seu desenvolvimento normal, porém, sabemos que haverá perdas. Acreditamos que em cerca de ‘5% da soja’ houve alguma perda”, afirma o agricultor Silvano Filipetto, que é presidente do sindicato rural de Sorriso.

Veja Mais

Produção de gergelim deve aumentar 105,8% em Mato Grosso, aponta Conab

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 05h 00min


Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024