Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 24 de Abril de 2024

Noticias

SOJA: Estudo diz que plantio é viável, mas Indea obriga a destruição das áreas

Pesquisa monitorou intensidade da ferrugem asiática em 28 áreas

29 de Fevereiro de 2020 as 06h 30min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

O uso de fungicidas para combater a ferrugem da soja cai pela metade nas áreas cultivadas em fevereiro em relação às semeadas em dezembro. É o que aponta um estudo feito pela Fundação Rio Verde em parceria com o Instituto Agris. A pesquisa foi encomendada pela Aprosoja-MT e apresentada na sede da entidade. O tema divide opiniões e tem gerado muita polêmica. Grande parte da comunidade científica enxerga o plantio em fevereiro como uma ameaça à sojicultura nacional, afirmando que este cultivo poderia ampliar a pressão da ferrugem asiática, principal doença da cultura. A pesquisa, no entanto, afirma o contrário.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores monitoraram a intensidade da ferrugem asiática em 28 áreas cultivadas em diferentes regiões de Mato Grosso. Destas, 17 foram semeadas em dezembro e as outras 11 em fevereiro. De acordo com o engenheiro agrônomo, pesquisador e professor doutor Erlei Mello Reis, responsável pela pesquisa, a diferença cai de oito aplicações em dezembro, para quatro em fevereiro.

O estudo também apontou a grande presença de soja invasora nas lavouras de algodão como uma ameaça, já que aumentaria o risco da seleção direcional de fungos causadores de doenças, acelerando a perda de eficiência dos fungicidas. Quanto ao manejo da soja cultivada em fevereiro, a recomendação é para o uso de produtos biológicos e com multissítios.

Para a Aprosoja-MT, os resultados comprovam a viabilidade do cultivo em fevereiro. A entidade cobra a autorização para que novas pesquisas ajudem a reforçar essa tese. No fim de janeiro o Ministério Público Estadual recomendou ao Indea que suspendesse o sinal verde para a realização destes estudos, que até então estavam autorizados.

Segundo a Aprosoja-MT, 18 áreas foram cultivadas em fevereiro deste ano para a produção de sementes e acompanhamento científico. Juntas, somam aproximadamente 750 hectares ao todo. Como o Indea suspendeu a autorização para o plantio, os agricultores foram notificados e as áreas terão que ser destruídas.

Veja Mais

Envolvidos em queda de avião são presos com armas e munições em Tangará da Serra

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 11h 55min


Flamengo: estratégia contra altitude para não sofrer com “mal agudo da montanha”

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 10h 55min


Ministério acata recomendação de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 09h 54min


Jornal Online

Edição nº1280 24/04/2024