Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

SOJA:Nova Xavantina registra 20% de replantio

Parte da área precisou ser replantada

19 de Dezembro de 2020 as 15h 05min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Ao menos 97% das lavouras foram plantadas com soja em Nova Xavantina. A informação é do presidente do Sindicato Rural. Endrigo Dalcin salientou a enorme dificuldade dos produtores de soja frente ao baixo volume de chuvas. Segundo ele, as regiões produtoras estão sem chuvas a cerca de uma semana. “Estamos de olho no céu e nas plantações”, salientou ele.

A área com soja em Nova Xavantina deve fechar em 65 mil hectares, mas, ao menos em 20% das áreas está tendo replantio de soja. A área estimada com soja deve fechar em 65 mil hectares, segundo levantamento junto aos produtores. Porém, o prejuízo já começa pela informação de que ao menos 20% das áreas estão sendo replantadas. O sindicalista acredita que os sojicultores irão até 25 de dezembro com o processo de semeadura.

A janela ideal para a semeadura da soja que permitisse uma safrinha posterior já não existe mais em boa parte da área. Segundo Dalcin, nesse momento, os sojicultores estão preocupados com o plantio da soja para cumprir contratos fechados antecipadamente. Isso cria uma situação instável e clima de apreensão frente às condições climáticas adversas que vem desde outubro.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou em sua estação em Nova Xavantina, somente 88 milímetros de chuva em dezembro. Muito abaixo das necessidades frente às altas temperaturas. Para piorar, as chuvas são em pancadas esparsas e isoladas.

Veja Mais

Quem pode fazer cirurgia refrativa?

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 10h 58min


FIT Pantanal 2024 ajudará a impulsionar turismo em MT

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 09h 58min


Após assassinatos, empresária ri e aponta arma para câmera

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 08h 02min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024