Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

SORRISO - 61 pilotos agrícolas aprendem técnicas de combate a incêndios

16 de Agosto de 2019 as 00h 00min

Mais de 60 pilotos aprendem técnicas para combate a incêndio — Foto: Corpo de Bombeiros

DA REPORTAGEM

 

Uma palestra foi realizada nesta quarta (14) no Aeroporto Regional de Sorriso para orientar pilotos de aviões agrícolas a apagar incêndios. Com o tema “O emprego de Aeronaves nas Operações Aéreas de Combate a Incêndios Florestais/Rurais”, o evento reuniu 61 pilotos agrícolas da região Norte e foi organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), por meio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), em parceria com o Sindicato Rural de Sorriso.

A proposta foi nivelar conhecimento e integrar o Corpo de Bombeiros Militar e os profissionais de aviação agrícola, a fim de fortalecer parcerias para apagar incêndios florestais.

O tenente-coronel BM Flávio Gledson Vieira Bezerra, piloto comandante das aeronaves tipo Air Tractor, falou sobre os procedimentos operacionais e de segurança, bem como as táticas de empregos de aeronaves nas operações. Os pilotos agrícolas ficaram interessados na experiência prática adquirida para ajudar nas operações aéreas de combate aos incêndios florestais.

O piloto agrícola Antonio Carlos da Silva, que há 20 anos exerce esta profissão, participou da palestra com o objetivo de aprender com os pilotos da região para que estejam aptos a agir em casos de incêndios nas lavouras.

“Já ajudei a combater incêndios com a aeronave em lavouras de milho. Em 2006 participei do primeiro curso no combate a incêndios realizado no país que foi na USP (Universidade de São Paulo). Desde então, esse trabalho começou a ser divulgado, até porque o Brasil não tinha esse tipo de operação. É importante esta iniciativa, pois cada fazenda tem sua base, com água e uma boa pista, a partir desta base montada é possível combater incêndios nas proximidades, tornando a ação mais rápida e mais fácil”, disse o piloto.

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024