Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

SORRISO: Agricultores de soja já colheram 21% das lavouras

Produtividade média registrada no município chega a 60,84 sacas/ha

30 de Janeiro de 2020 as 09h 15min

Foto: Divulgação

 

DA REPORTAGEM

As plantações de soja se perdem no horizonte e somam aproximadamente 620 mil hectares ao todo. Área imponente, que faz de Sorriso o município que mais planta soja em todo o mundo! Em época de colheita a movimentação é grande. As máquinas levantam poeira e cortam as lavouras em ritmo intenso, de acordo com o cronograma estabelecido em cada fazenda e, é claro, conforme o tempo permite.

Até aqui os agricultores já colheram 21,4% das plantações, segundo levantamento do Sindicato Rural do município. A área é inferior à que já estava colhida nesta mesma época do ano passado, que chegava a 35,8% do total. Resultado do atraso na fase inicial da safra, quando muitos produtores foram forçados a prorrogar o plantio por falta de umidade.

O “pequeno atraso” no entanto, não é visto como um problema. A chuva que tardou a chegar, apareceu em fases importantes do desenvolvimento das lavouras mais precoces, garantindo a boa produtividade em várias fazendas. A produtividade média obtida nas áreas colhidas está em 60,8 sacas por hectare. São 3 sacas por hectare a mais que o volume médio colhido na mesma época do ciclo passado.

Mesmo animados com o bom rendimento até aqui, os agricultores preferem manter a cautela antes de qualquer comemoração. Afinal, ainda tem “muito chão” pela frente… o que, no caso de Sorriso, pode ser traduzido como algo em torno de mais 490 mil hectares de soja para colher.

Veja Mais

Cachorro que ia pra Sinop morre em voo após GOL mandá-lo para Fortaleza

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 13h 51min


Período proibitivo de uso do fogo terá prazos diferentes para biomas

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 12h 35min


Governo abre prazo para empresas aderirem a programa de recuperação

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 11h 28min


Jornal Online

Edição nº1280 24/04/2024