Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

SORRISO: Alto investimento no apoio à produção de soja responsável

IDH e CAT investem 1,7 milhão de euros para apoiar a produção na região

12 de Março de 2020 as 06h 30min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

A Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) e o Clube Amigos da Terra (CAT) lançaram o Programa Cultivando Vida Sustentável que investirá, até o final de 2021, 680 mil euros de recursos da IDH com até 1,1 milhões de euros como contrapartida em treinamentos e investimentos da iniciativa privada (CAT e produtores). As atividades visam valorizar a produção responsável de soja, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para pequenos produtores.

Destaque nacional na produção de commodities, Sorriso é o município que mais produz grãos no Brasil, principalmente soja e milho, respondendo por 3% do total nacional, com mais de 5,6 milhões de toneladas desses grãos. Do total de seu território, de 900 mil hectares (ha), 607 mil ha estão destinados à produção agrícola e 285 mil ha são de vegetação nativa conservada.

Há também o componente de regularização ambiental, 334 ha de APP a serem regeneradas e o componente de regularização fundiária, como fator chave para inclusão dos pequenos produtores de assentamentos no sistema econômico.

Neste cenário, o Programa Cultivando Vida Sustentável tem um potencial para atingir 150 mil ha de produção de soja responsável, resultando em cerca de 540 mil toneladas anuais do grão sob diretrizes da RTRS. A proposta é criar uma área de originação verificada (VSA – sigla em inglês), em escala, principalmente para o mercado europeu.

Sorriso possui um ambiente favorável, apoiado pelo Pacto PCI (Produzir, Conservar e Incluir) local, uma regionalização da estratégia PCI estadual, lançada em 2015 pelo governo de Mato Grosso, com metas para os três eixos de atuação.

“A IDH atua para conectar diversos atores apoiando a construção dessa visão consensuada de desenvolvimento territorial sustentável com produção de commodities em larga escala. Por isso, para nós, consolidar esse investimento em Sorriso é um passo importante para alcançar o objetivo de criar uma área de originação verificada”, explica a diretora da IDH Brasil, Daniela Mariuzzo.

As atividades do Programa serão desenvolvidas pelo CAT, organização formada por produtores de soja sob princípios de boas práticas e certificação RTRS. “Pretendemos, com este Programa, difundir tecnologias que promovam a sustentabilidade e, assim, ampliar ainda mais as áreas de lavouras com produção sustentável”, ressaltou Cristina Delicato, assessora de eventos e projetos do CAT.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024