Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 24 de Abril de 2024

Noticias

SORRISO Ari Lafin anuncia cinco leitos próprios de UTI Covid-19 na UPA

Para ele, o mais rápido nesse momento é disponibilizar leitos para cuidar dos infectados

18 de Março de 2021 as 07h 39min

Lafin confirmou mais 5 leitos de UTI em UPA – Foto: DIvulgação

ASSESSORIA DE IMPRENSA

 

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, informou em reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, na manhã desta quarta-feira (17), que dentro de 20 dias serão abertos cinco novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na UPA Sara Akemi Ichicava.

Segundo ele, após várias reuniões, o município entendeu que o mais rápido neste momento é disponibilizar tais leitos. Há ainda a intenção do município adquirir equipamentos para mais cinco leitos que seriam instalados em um prazo máximo de 60 dias. Para a instalação e manutenção, a Câmara anunciou a devolução de R$ 500 mil.

“Apesar do dever do município ser baixa e média complexidade, entendemos que nesse momento precisamos investir também em alta complexidade com a disponibilização de UTIs”, destaca Ari. Contudo, o prefeito ressalta que Sorriso não deixará de investir no tratamento e atendimento precoce como já vem fazendo há um ano. “Nosso Hospital de Campanha tem salvado muitas vidas com o atendimento precoce”, frisa.

Ari também pontuou que foi solicitado à direção do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima uma proposta por escrito para locação do espaço. Segundo o prefeito, o pedido foi feito por ele em nome do Consórcio de Saúde do Teles Pires. “Assim que a direção do Fátima nos passar um valor, vamos repassar ao Estado e propor que adiante a instalação dos dez leitos de UTI anunciados para o Regional no Fátima, até a reforma do HRS seja concluída”, explica.

“Também queremos agradecer ao [presidente da Câmara] Leandro Damiani e todos os vereadores pela celeridade em que estão aprovando nossas propostas e pela devolução desse valor tão importante e que será aplicado na saúde da população”, ressalta.

O presidente do Comitê que busca a instalação das UTIs e secretário de Administração, Estevam Calvo, pontua que o município fez um levantamento inicial e prevê gastos em torno de R$ 2,5 mil leito/dia de recursos exclusivamente municipais. Já em relação aos cinco leitos que deverão ter equipamentos adquiridos, Estevam explica que um orçamento para isso está em andamento.

 

ESTRUTURA

Em maio de 2020, Sorriso implantou o Hospital de Campanha Municipal. Aberto 24 horas e com profissionais, medicamentos e equipamentos à disposição, o HC conta com três equipes médicas trabalhando diuturnamente. A unidade (HC) dispõem de 15 leitos com oferta de oxigênio medicinal com reservatório próprio com capacidade para 30 mil metros cúbicos; 19 respiradores também estão à disposição na estrutura, cinco deles de última geração e de UTI. Há ainda, 19 cápsulas Vanessa distribuídas entre o HC e a Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava, equipamentos como o BiPAP; uma sala de raio-X, a Central de Coletas de Exames para suspeitos de Covid-19 e o serviço de fisioterapia disponível para pacientes internados e fisioterapia cardiopulmonar para os pós Covid. Além da atual estrutura, caso for necessário é possível ampliar o atendimento com a oferta de mais nove leitos.

Além de toda a estrutura disponível no HC, o município treinou uma equipe para atender e realizar visitas domiciliares aos pacientes em acompanhamento. E no caso da necessidade de medicação, os pacientes podem retirar nas três farmácias cidadãs da área urbana – a Farmácia Cidadã Central 24 Horas, a do Bela Vista e a da Zona Leste e nas duas dos distritos - Primavera e Boa Esperança, somente é necessário que o paciente apresente receita do Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja Mais

Cássio deve ir para o banco de reservas contra o Fluminense

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 18h 38min


Sinop: criança atropelada por caminhão vem a óbito no Hospital Regional

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 14h 28min


Envolvidos em queda de avião são presos com armas e munições em Tangará da Serra

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 11h 55min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024