Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

SORRISO: ‘Perder uma safra depois de pronta é triste e humilhante”, diz produtor

Prejuízo chega a R$ 2 bilhões

17 de Março de 2021 as 06h 06min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Mais de R$ 2 bilhões! Esse é o tamanho estimado do prejuízo causado pelo excesso de chuvas em Sorriso. O município é o maior produtor de soja do Brasil. São mais de 600 mil hectares cultivados com a oleaginosa. Nos últimos 45 dias, as chuvas acumuladas somaram cerca de 800 mm, segundo a Defesa Civil. O excesso de umidade prejudicou a colheita das lavouras, comprometeu a qualidade de parte da produção e atrasou consideravelmente o plantio do milho segunda safra. Quase 50% dos milharais foram (ou estão sendo cultivados) fora da janela ideal.

Os impactos no campo levaram a administração municipal a decretar situação de emergência na quinta passada. A medida abre caminho para que o município adote ações emergenciais sem a necessidade da abertura de processos licitatórios. Também é considerada importante para ajudar os produtores que tiveram perdas acentuadas a comprovar o problema caso seja necessário negociar algum contrato feito com antecedência, seja de financiamento ou de venda da produção.

É um reforço, mas nenhum documento é suficiente para aliviar o sentimento de perda de quem teve a esperança – renovada a cada safra – ser inundada pelas chuvas contínuas. Como resume o agricultor Silvano Filipetto, que preside o Sindicato Rural de Sorriso. “A pior coisa para um agricultor é perder a soja dele depois de pronta, depois de tanto trabalho. A perda de uma safra é muito triste, é humilhante”, conclui Filipetto.

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024