Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

SORRISO: Piscicultores investem na reutilização, industrialização e comércio de pele de peixe

Frigorífico produz uma média de 400 a 500 kg de pelo por dia nesta época do ano

19 de Novembro de 2019 as 07h 00min

Abate chega 54 mil toneladas nesta época do ano — Foto: Reprodução/TVCA

 

DA REPORTAGEM

De acordo com a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), Mato Grosso é o quarto estado que mais produz peixes no país, com mais de 54 mil toneladas por ano. Diante da produção, os piscicultores estão investindo na reutilização da pele do peixe e aumentando os lucros.

Pintado e tambaqui, são duas das espécies criadas em um Centro de Piscicultura em Sorriso. São 400 mil peixes espalhados em 130 viveiros. Cerca de 95% da produção são vendidos para outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Pará e Maranhão. Alguns países da Ásia, como Tailândia e Vietnã, são os principais alvos de exportação do produto.

Em um frigorífico localizado no Distrito de Primaverinha, ainda em Sorriso, o abate chega a 10 toneladas de pescado por dia, nesta época do ano.

De acordo com o responsável técnico pelo local, Salomão Rodrigues 80% do produto é destinado para o corte e esses cortes geram de 4 a 6% de pele, que é direcionada para a fábrica de ração. Da pele é feita uma farinha, que é incorporada na ração, que volta novamente para o pescado no alevino, na recria, na engorda, como alimentação. Ainda segundo sele, o frigorífico produz uma média de 400 a 500 kg de pelo, por dia.

A pele do peixe ainda pode ser transformada em couro e ser utilizado, por exemplo pela indústria da moda. Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de São Carlos, ministraram um curso no frigorífico de Mato Grosso, para ensinar o processo de produção do couro de peixe.

De acordo com o pesquisador da Embrapa, Manuel Jacintho, a proposta é agregar valor e, se essa agregação for interessante para a indústria, vale a pena piscicultores e frigoríficos fazerem o investimento.

O engenheiro de pesca Luciano Hinnah acredita que o investimento é válido. “Tendo uma indústria que utilize esse subproduto, um couro, uma farinha de vísceras, algo desse tipo, até economizaria no frete", comentou.

Veja Mais

Juiz condena empresário, Santos e CBF por falhas em jogo na Arena Pantanal

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 06h 01min


Produção de gergelim deve aumentar 105,8% em Mato Grosso, aponta Conab

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 05h 00min


Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024