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SORRISO: Prefeitura amplia processo de orientação aos servidores sobre novas práticas administrativas
23 de Setembro de 2019 as 13h 30min
Fotos: Cleiton Isidoro / Joabson LimaAssessoria
Com ações voltadas ao cumprimento rigoroso da legislação e à adoção de práticas da iniciativa privada com foco na otimização administrativa, a Prefeitura de Sorriso, por meio do Departamento de Recursos Humanos, está agora potencializando o trabalho de orientação e atendimento aos servidores para dirimir dúvidas acerca do registro de ponto em coletores de dados biométricos, bem como de novas rotinas que passaram a ser adotadas.
Até agora, já foram promovidas 15 reuniões com servidores de diversos setores da Administração Municipal, explicando, detalhadamente, como funciona o registro de ponto, as justificativas em caso de viagens a trabalho, consultas médicas e outras situações em que o servidor precisará se ausentar, ainda que momentaneamente, do trabalho.
Em agosto, a Prefeitura implantou mais de 100 aparelhos coletores de dados biométricos por impressão digital nas repartições públicas ligadas à Administração Municipal (escolas, postos de saúde e outras unidades) que ainda não contavam com este equipamento. O processo teve início em julho, e durante o mês de agosto, os servidores se adequaram ao novo sistema, que passou a ser obrigatório em setembro.
“Nosso departamento está de portas abertas, de segunda à sexta-feira, das 7h às 13 horas, para tirar todas as dúvidas dos servidores, seja individualmente, ou também em grupos, por meio de palestras”, explica a psicóloga do trabalho, Cristiane Gheno.
Além do registro de ponto eletrônico, a Prefeitura também vem atuando fortemente na gestão da frota e na reorganização de espaços para poder controlar de forma mais eficiente os recursos públicos. “A normatização destas rotinas tem o objetivo de alcançar um nível desejado de eficiência operacional, minimizando o risco de erros e retrabalhos na execução de trabalhos rotineiros ou administrativos, o que se reflete diretamente no combate o desperdício de recursos públicos”, comenta o controlador do município, Laércio Garcia.
Foi justamente a partir de uma notificação feita pela Controladoria que todo este trabalho começou a ser desenvolvido. “Buscar uma gestão de excelência, levando serviços de qualidade aos cidadãos e mantendo os cofres públicos saudáveis está em nosso foco e, quando a Controladoria nos apontou as situações mais críticas, pudemos estabelecer o ponto de partida para alcançarmos este resultado”, destaca o prefeito Ari Lafin.
Na semana passada, cerca de 130 servidores passaram por um treinamento específico sobre a gestão da frota, que agora é rastreada. Além disso, para dirigir, o servidor precisa fazer um cadastro junto ao setor responsável, o que permite o acompanhamento em tempo de real das mais diversas situações, como abastecimento e estado de conservação dos veículos, por exemplo.
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