Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

SORRISO: Semec altera metodologia de entrega do material de aulas remotas

Objetivo é conter riscos de contágio pela Covid-19

01 de Julho de 2020 as 16h 00min

Na tentativa de diminuir os riscos de contágio do novo coronavírus, a Secretaria de Educação e Cultura (Semec) alterou a metodologia de entrega e recebimento dos materiais das aulas remotas: desde segunda (29), essa metodologia passou a ser quinzenal. Assim o material entregue nesta semana – 29 de junho a 3 de julho – deverá retornar às unidades a partir de 13 de julho; na próxima semana – 6 de julho a 10 de julho, não haverá entrega. A medida é uma forma de conter a curva crescente de infectados pela Covid-19 em Sorriso. Vale lembrar que a pessoa que for retirar o material deve usar máscara e reforçar ações como lavar as mãos com água e sabão assim que chegar em casa, além do uso do álcool 70%.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, mesmo com as atividades quinzenais é muito importante que os estudantes mantenham o foco nas atividades. “Todas as unidades montaram grupos no WhatsApp e os pais e responsáveis podem e devem ficar conectados a esses grupos para as mediações diárias dos professores para a realização e orientação das informações escolares”, diz. “Os professores também estão à disposição pelo aplicativo para esclarecer dúvidas”, emenda.

Desde que iniciou as atividades remotas a Semec vem monitorando como está sendo a retirada e entrega dos materiais por parte dos pais e responsáveis nas unidades escolares. Isso porque desde o dia 1⁰ de junho as atividades disponíveis por meio do “Ensina Mais Sorriso” e entregues nas escolas contam como atividades letivas.

Conforme Lúcia, a maioria dos pais tem comparecido às unidades escolares para a retirada do material. Em uma pesquisa realizada entre os dias 29 de abril a 6 de junho com 2.550 pais ou responsáveis – o que equivale a 14,68% do total da rede municipal; dois mil pais responderam que já vinham acessando o “Ensina Mais Sorriso” e realizando as atividades online com os filhos antes mesmo de serem validadas como aulas remotas. Do total geral, 907 pais consideraram as atividades como ótimas; 1.122 como boas e 521 como satisfatórias, fechando os 2.550 entrevistados.

Lúcia destaca que todo o material está sendo elaborado por uma equipe multidisciplinar e pensado de acordo com as necessidades de cada série. A secretária pontua ainda que mesmo com a maioria retirando o material na escola, ainda há algumas famílias que não estão participando. “Lembramos que é essencial a retirada e entrega do material com as atividades completas; pois do contrário o aluno pode levar falta”, explica.

De acordo com o programa, estão sendo entregues livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNDL), para os alunos do 1.º ao 4.º ano; os livros do Sistema Aprende Brasil, para os alunos do 5.º ao 9.º ano. Para os pequenos, os professores seguem com as atividades lúdicas e orientativas, como brincadeiras, jogos, músicas e outras propostas que estimulam o desenvolvimento de acordo com a faixa etária.

A secretária destaca que 90% das escolas municipais do país estão realizando atividades remotas com o uso de material impresso; conteúdo digital e vídeo aulas gravadas. “Foi uma opção no país todo para frear a pandemia. Tudo ainda é muito novo e todos estão buscando adaptações; mas com certeza vamos sair disso mais fortalecidos e unidos”, finaliza.

Fonte: Da Reportagem

Veja Mais

Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Manchester United projeta barca ao fim da temporada

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 13h 55min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024