Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 24 de Abril de 2024

Noticias

SORRISO: Vereador é cassado por fraude

Wanderley mal assumiu e já teve seu mandato cassado

27 de Janeiro de 2021 as 08h 45min

Foto: Arquivo pessoal

DA REPORTAGEM

 

O vereador de Sorriso, Wanderley Paulo da Silva (PP), teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral na última sexta (22). A decisão é da juíza Paula Saide Biagi Messen Mussi Casagrande, da 43ª Zonal Eleitoral.

Conforme a ação, proposta pelo Ministério Público Eleitoral, Wanderley, utilizando-se da ingenuidade e analfabetismo de Maria de Fátima França Cabezas, popularmente conhecida como “Maria Pipoca”, pagou uma professora para que ela escrevesse uma carta, de próprio punho para o registro de candidatura dela e, em seguida, compareceram perante o cartório notarial e registral – 2º Ofício de Sorriso, para assinarem documentos de cancelamento da candidatura nos exatos termos anteriormente combinado entre eles, o que configura fraude eleitoral para cumprimento da cota de gênero.

A cota de gênero foi instituída com a finalidade de aumentar e proporcionar o protagonismo feminino nos cargos eletivos. “A Justiça Eleitoral tem sido extremamente atenta a eventuais fraudes, posto que tal conduta fere a isonomia do pleito, a diversidade e a dignidade da pessoa humana, devendo, portanto, ser fortemente combatida”, diz trecho da ação.

Ainda segundo a ação, em 30 de setembro do ano passado, Maria de Fátima compareceu à Promotoria de Justiça e expressamente declarou que, a princípio, aceitou ser candidata ao cargo de vereadora pelo PP, sendo que o presidente do partido tinha conhecimento que ela é analfabeta.

Em razão disso, Vanderley pediu para ela fazer uma carta de próprio punho para registrar a sua candidatura e, sabendo ser ela analfabeta, disponibilizou uma professora para ensinar-lhe a escrever, sem êxito diante do curto espaço de tempo.

Veja Mais

Sinop: criança atropelada por caminhão vem a óbito no Hospital Regional

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 14h 28min


Envolvidos em queda de avião são presos com armas e munições em Tangará da Serra

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 11h 55min


Flamengo: estratégia contra altitude para não sofrer com “mal agudo da montanha”

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 10h 55min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024