Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

SPIRULINA: Cultivo avança com produção em grande escala no estado

Com técnica de cultivo focada na alimentação, maior fabricante fica em Diamantino

06 de Março de 2020 as 06h 30min

Suplemento passou a ser produzido por empresa de tecnologia nutricional – Foto: Divulgação

 

DA REPORTAGEM

Considerada uma inovação proveniente do agronegócio e uma promessa para o futuro da alimentação, o cultivo de spirulina está avançando no Brasil. O suplemento passou a ser produzido em grande escala por uma empresa mato-grossense de tecnologia nutricional em meados do ano passado após sete anos de pesquisas.  A companhia já é a maior fabricante do composto na América Latina, e espera chegar ao topo da produção mundial em cinco anos.

Segundo o vice-presidente da Spigreen, Matheus Morais, a spirulina revoluciona a produção de alimento pelo fato de produzir, por hectare, 400 vezes mais proteína que a carne vermelha, 230 vezes mais proteína que o arroz, 60 vezes mais proteína que o trigo, 40 vezes mais proteína que o milho e 30 vezes mais proteína que a soja.

“Além disso, a cultura da spirulina precisa de quatro vezes menos a´gua que a da soja, cinco vezes menos que a do arroz e cinco mil vezes menos que a carne de boi”, completou o vice-presidente da Spigreen. Ainda segundo Morais, cada tonelada de spirulina produzida equivale a 450 Kg de carbono absorvido e 1.200 Kg de oxigênio produzido.

“Junto de nossa equipe de pesquisadores, criamos um método de cultivo adaptado ao clima do Centro-Oeste do Brasil, para que pudéssemos oferecer a melhor Spirulina do mercado e, consequentemente, uma produção de grande escala. Atualmente, nossa média de produção atinge cerca de 1 milhão e 400 mil litros por dia”, relata Morais.

 

VALOR

NUTRICIONAL

O foco da empresa é na produção do bioativo voltado para a alimentação, o que exigiu o desenvolvimento de processos que mantivessem a sanidade e as propriedades nutricionais do produto. “Buscamos variedades que garantissem melhor valor nutricional, e também maior produtividade. A Spirulina é cultivada em tanques, com total controle nutricional por meio de suplementação de diversos sais minerais, e do ambiente (variações de oxigênio, gás carbônico, temperatura). A coleta envolve processo cuidadoso de filtração e desidratação, que garantem a sanidade e evitam a perda de seus nutrientes e benefícios, se mantendo em sua forma pura e completa”, explica o vice-presidente.

 

BENEFÍCIOS PARA SAÚDE

De acordo com Morais, existem mais de 1.000 estudos publicados mostrando os benefícios da cianobactéria. Entre eles, o fortalecimento do sistema imunológico, redução de inflamações e melhora no controle da hipertensão. Além disso, o bioativo é rico em proteínas, aminoácidos, ferro, zinco e vitaminas A, B, D e E. Por essa razão, a Spirulina está entre os suplementos nutricionais utilizados pela NASA em missões espaciais.

Veja Mais

90 mandados contra investigados por tráfico e associação criminosa

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024