Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

SUA SAÚDE: Atletas melhoram o desempenho mesmo sabendo de efeito placebo, diz estudo

Ciclistas apresentaram resultados físicos melhores durante um teste após ingerirem pílulas com farinha

27 de Outubro de 2019 as 07h 00min

Efeito placebo aberto teve resultado positivo em ciclistas – Foto: Pixabay

DA REPORTAGEM

O efeito placebo não precisa necessariamente ser um segredo para que ele realmente funcione. É o que diz um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), revelando que, mesmo quando as pessoas sabem que estão ingerindo algo sem uma substância ativa, elas também podem apresentar um resultado positivo — condição conhecida como placebo aberto.

“Geralmente, o que achamos de efeito placebo é que temos que ‘enganar’ a pessoa, ou seja, ela tem de pensar que está tomando algo que melhore o seu desempenho” afirma Bryan Sauders, pesquisador principal do estudo publicado na revista Plos One. "Então surgiram estudos que mostravam que o placebo aberto também poderia melhorar sintomas de dor, então quisemos testar se isso funcionaria também no ambiente esportivo".

Para isso, os pesquisadores recrutaram 28 mulheres ciclistas que assistiram uma apresentação individual sobre o conceito de efeito placebo. Nesta apresentação, o médico relatava que outros testes mostravam que, mesmo com o placebo aberto, existia a possibilidade de conseguir melhoras no desempenho.

Em seguida, as participantes ingeriram duas cápsulas vermelhas e brancas contendo farinha, e esperaram quinze minutos para que o placebo fizesse efeito. Os pesquisadores analisaram o tempo de conclusão e a potência no teste de um quilômetro — eles constataram uma melhora no desempenho de uma parte considerável das atletas. Das 28 participantes do estudo, 11 melhoraram, 13 não passaram por alterações e quatro pioraram.

Os pesquisadores ainda não sabem o motivo de algumas atletas terem piorado, mas a hipótese é que as quatro tinham expectativas negativas em relação ao resultado. No entanto, algumas que tinham expectativas negativas melhoraram o desempenho, também sendo necessário estudar o motivo para esses resultados.

"Em geral, as respostas ao placebo podem ser variadas e sabemos que podem ser determinadas por fatores ambientes, neurobiológicos, expectativas, positividade e condicionamento. Então é preciso fazer mais estudos para investigar como essas alterações realmente ocorrem", explica Sauders.

Veja Mais

Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Manchester United projeta barca ao fim da temporada

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 13h 55min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024