Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

TÓQUIO 2020: Brasil já contabiliza 152 vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Número pode aumentar consideravelmente até a primeira quinzena de fevereiro, quando o futebol masculino e o basquete feminino definirão os classificados

08 de Janeiro de 2020 as 15h 00min

Foto: Divulgação

Assessoria

Após três anos de ciclo olímpico, o Time Brasil vê Tóquio 2020 cada vez mais próximo. Faltando menos de 200 dias para o evento, muitos atletas ainda brigam por classificação. Até o momento, a delegação brasileira tem 152 vagas garantidas. O número pode aumentar consideravelmente até a primeira quinzena de fevereiro, quando o futebol masculino e o basquete feminino definirão seus classificados para os Jogos.

“Estamos entrando em uma fase bem sensível da preparação, ainda de treinamento pesado, em que o atleta precisa reduzir o risco de lesão, mas também buscar sua participação nos Jogos. Ao mesmo tempo, eles sabem o que precisam fazer e os desafios que encontrarão em Tóquio. Com esse plano formado, é possível identificar o que ainda deve ser trabalhado para que cada um chegue forte e confiante a Tóquio”, afirma o diretor de Esportes do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Jorge Bichara.

O projeto Tóquio 2020 teve início há seis anos, quando o COB formalizou parceria com o Japan Sports Council e iniciou o processo de escolha das bases de aclimatação do Time Brasil. Na etapa, a entidade procurou locais com boa estrutura de treinamento, área médica, espaço para montagem de sala de força e que permitissem uma alimentação tipicamente brasileira.

“Estamos entrando em uma fase bem sensível da preparação, ainda de treinamento pesado, em que o atleta precisa reduzir o risco de lesão, mas também buscar sua participação nos Jogos. Ao mesmo tempo, eles sabem o que precisam fazer e os desafios que encontrarão em Tóquio", afirma Jorge Bichara, diretor de esportes do COB. 

Com o planejamento, o COB pretende oferecer as melhores condições possíveis de treinamento e estrutura aos atletas, de modo que eles estejam voltados exclusivamente às competições. Diante do cenário apresentado, definiu-se que oito locais servirão de bases do Time Brasil no Japão: Chiba, Chuo, Enoshima, Hamamatsu, Koto, Ota, Sagamihara e Saitama.

Vagas em 2020

A seleção de futebol estreia no Pré-Olímpico da Colômbia em 19 de janeiro, a partir das 22h30 (de Brasília), contra o Peru. O Brasil está no Grupo B do torneio, que tem ainda Bolívia, Uruguai e Paraguai. Os dois melhores da chave avançam ao quadrangular final, que tem início em 3 de fevereiro e classifica dois países.

» Confira a lista das 152 vagas já conquistadas pelo Brasil

 

Já entre os dias 6 e 9, a seleção feminina de basquete tem pela frente o Pré-Olímpico Mundial, em Bourges, na França. As adversárias da equipe comandada por José Neto são as porto-riquenhas e as australianas, além das anfitriãs.

No caso dos esportes individuais, a definição das vagas envolve, além de competições qualificatórias, a busca por pontos e melhores colocações no ranking mundial. Para atender a todos, o COB busca acompanhar de perto os principais nomes de cada modalidade.

 “Atualmente, a preparação dos atletas é mais individualizada e visa atender às necessidades específicas de cada um. Alguns precisam competir mais, outros preferem menos, e tem ainda os que estão se recuperando de lesões. Com a definição do caminho que precisa ser percorrido, o que fará a diferença nos Jogos Olímpicos será, principalmente, essa preparação final”, finaliza Bichara.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024