Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

TECNIFICADA: Zoneamento ameaça produção em pelo menos 14 mi/hectares

Atualização da proposta do Executivo para o ZSEE pode comprometer futuro da produção

05 de Fevereiro de 2021 as 06h 30min

​​​​​​​Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

A discussão acerca do Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (ZSEE/MT) colocou o setor produtivo do estado em alerta. É que o texto proposto para atualizar o documento apresentado pelo Executivo em 2008, é visto como uma ameaça ao presente e ao futuro da produção agropecuária.

Um dos problemas apontados é a alteração nos nomes das subcategorias que compõem a “categoria 1”, que dispõe sobre usos agropecuários com proteção dos recursos hídricos – entre elas as que tratam de agricultura tecnificada. Na avaliação do setor, as alterações podem “criar possíveis restrições para emissão de licenças ambientais e liberação de recurso financeiro para outras atividades que não constem dentro do perímetro indicado nos mapas”.

Presidente do Fórum Agro MT, Itamar Canossa endossa a apreensão com os impactos caso o ZSEE/MT venha a ser aprovado como está. “Basicamente ele reduziria fortemente a área agricultável com tecnologia. Esta área, ‘se retirada’, passaria a ser uma agricultura familiar, onde não poderiam ser incorporadas tecnologias para incrementar a produtividade, ou mesmo vindo a ser transformadas em reservas, áreas de proteção ambiental. Então, essa preocupação existe porque o volume de terra que está sendo questionado é muito grande. O estado tem hoje, aproximadamente, 40 milhões de hectares agricultáveis, onde se encontram tecnologias de ponta para produção. Estes 40, basicamente seriam reduzidos para 26 milhões de hectares”, alerta.

Diante da apreensão, o Fórum Agro MT encabeçou uma reunião para debater o assunto. Além das entidades que compõem o Fórum (Famato, Acrismat, Acrimat, Aprosmat e Ampa), também estiveram presentes no encontro parlamentares e representantes de outros segmentos da economia mato-grossense, como comércio, indústria e lojistas.

Veja Mais

Nova Rota prevê autorização das obras de viadutos em Sinop para junho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024