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Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

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TEM DATA! SHOPPING SINOP SERÁ INAUGURADO EM ABRIL

Empreendimento vai atender 32 municípios, totalizando 800 mil habitantes, fator determinante para a escolha

28 de Junho de 2019 as 07h 21min

TAÍS PELISSARI

Colaboradora

 

Sinop é uma cidade privilegiada em muitos aspectos. Recentemente foi classificada pela revista Exame como a 26° melhor cidade para se investir. Segundo o site da Prefeitura, o PIB municipal é de R$ 4.287.335, PIB per capita de R$ 32.252,00 e o número de empresas cresceu 150% em 10 anos. Dados de 2018 do IBGE apontam também para uma população aproximada de 139 habitantes.

É uma cidade que se destaca nos segmentos de serviços, comércio, saúde, educação, agropecuária, localizada a aproximadamente 500 km da capital Cuiabá. Sinop foi escolhida por um grupo de investidores para um grande empreendimento, aliás, será o primeiro Shopping Center no Norte do estado.

Em entrevista, o consultor comercial do Shopping Sinop, Ronaldo Andrade de Araújo Brandão, explicou a vinda do grupo para a cidade e por que eles escolheram Sinop. O primeiro passo foi avaliar as concorrências, os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades.

“Na análise, nós descobrimos o potencial da região, em que as oportunidades eram maiores que as ameaças. Também analisamos a localização, número de domicílios, evolução de crescimento da população, renda média familiar, potencial de venda e o perfil demográfico da região. A cada três pessoas que moram em Sinop, duas tem carro, o número de casas registradas é de 80 mil. São mais de 15 mil estudantes. Também temos um ponto que se destaca muito que é a localização”, declara Brandão.

Estudo realizado pelo grupo do Shopping, em 2014, ressalta que Sinop é a 4ª maior cidade do Mato Grosso e tem potencial para chegar a ser a 2ª maior, pois tem uma taxa de crescimento de 3% ao ano. Brandão declara que a localização do Shopping é excelente.

“Nós estamos localizados a 400 metros da BR-163, 800 metros da principal avenida da cidade (Governador Júlio Campos), dois km do Atacadão, duas universidades e os órgãos públicos e isso tudo influenciou na escolha do ponto. Também avaliamos a região de Sinop, pois é a principal produtora mundial de soja, juntamente com os Estados Unidos. A renda de Sinop e região está acima da média do Mato grosso em 14%, o potencial de vendas é muito alto”, explica Brandão.  

Brandão ressalta que o perfil demográfico era o que o grupo estava procurando: uma cidade jovem, mercado em expansão e um alto índice comercial. Outro fator decisivo para a instalação do Shopping na cidade de Sinop e não na capital é que enquanto em Cuiabá tem em média 600 mil habitantes, com mais 400 mil da região, totalizando aproximadamente um milhão, lá já existem cinco shoppings, enquanto em Sinop será o único shopping para 800 mil habitantes, pois a área de influência é muito grande – abrange desde o Sul do Pará.

“As pessoas são dependentes, vêm para Sinop para cuidar da saúde, lazer, educação e varejo, nós vamos ter um shopping no raio de 500 km, com 32 municípios totalizando 800 mil habitantes, esse foi um dos grandes fatores para a tomada de decisão da instalação do shopping em Sinop”, afirma.

O Shopping Sinop tem um terreno de 200 mil m², com 25 mil metros construídos e 22 mil de ABL (Área Bruta Locável), que é o espaço para locação. A estrutura é composta por sete lojas âncoras podendo aumentar para nove, três megalojas, oito lojas médias, 101 lojas satélites, dezesseis operações de alimentação, porém pode chegar a dezoito, dois restaurantes, um cinema, uma loja de games e 1.250 vagas de estacionamento, mas com uma área maior para aumentar futuramente.

 

INAUGURAÇÃO

A inauguração está prevista para abril de 2020. A previsão foi refeita, pois um dos motivos de ter sido adiada anteriormente é que quem resolve a data de abertura são as âncoras já contratadas (Cinemark, Riachuelo, Renner, Americanas e etc.), e também teve o período com fortes chuvas o que atrasa as obras. “Na minha opinião, é o melhor ano para a inauguração, pois estamos saindo de uma crise muito grande e em 2020 vai ser um ótimo ano”, ressalta Brandão.

Em relação ao comércio local, o grupo do Shopping Sinop explica que não os vê como uma ameaça e ressalta que os mesmos também não deveriam o vê-lo assim, pois se observar a maioria dos shoppings que abrem em outras cidades o comércio sofre um pouco no começo, mas depois se estabiliza.

“O comércio local sobrevive se ele se reinventar, com lojas mais bonitas, fachadas melhoradas, produtos diferentes e precisa que o órgão público entre como uma infraestrutura melhor. Eu já ouvi falar que seria fechada um lado da Avenida Júlio Campos, iriam por parquímetro, um calçadão estilo Europa. Essas coisas precisam ser feitas, e com isso o comércio do centro vai se reinventar e depois volta a ficar forte”, explica Brandão.

 

CONCORRÊNCIA POSITIVA

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES) – entidade que representa o comércio local –, Klayton Gonçalves, comentou sobre a chegada do shopping na cidade e as mudanças drásticas em um aspecto geral que a vinda de um empreendimento grande traz para a cidade.

“Eu vejo tudo de uma forma positiva, porque a concorrência estimula a inovação. Um shopping traz um conceito de horário de funcionamento, então hoje o comércio local costuma abrir cedo [8h] e fechar cedo [18h]. Essa é uma cultura que, nos grandes centros, muda quando chegam os shoppings”.

Sabe-se que o formato de atendimento também muda em termos de condições, pois a maioria dos shoppings é climatizada e existem promoções conjuntas. “Já no comércio local ainda têm lojas que não são climatizadas, só trabalham com promoções conjuntas realizadas por entidades. Acredito que isso seja um ponto fraco para o comércio local”, afirma.

Outro ponto que o comércio do centro da cidade sofre, e isso pode influenciar as vendas, e que já é um assunto que vem sendo discutido diariamente pelos empresários locais, é a falta de estacionamento na área central.

“Temos ciência que os shoppings costumam trazer essa estrutura de estacionamento mais qualificada, e isso vai fazer que a zona azul seja implantada para que aja comodidade para as pessoas que optarem em comprar no comércio local”, explica Gonçalves.

O presidente da ACES acredita que, com a chegada do Shopping, Sinop passará por uma transformação. “Trazer uma cara de cidade maior, horário de atendimento diferenciado, concorrência, o comércio vai ter que fazer um esforço maior com promoções melhores para levar os clientes para suas lojas, pois vai estar concorrendo com o shopping. E nós temos hoje um quadrilátero central que é conhecido como o comércio mais forte de Sinop, que vai ter que encarrar essa concorrência e se reinventar, pois junto com o shopping vem as lojas âncoras, grandes marcas e produtos diferenciados para quem tem um poder maior de aquisição, mas eu acredito que Sinop só vai ganhar com a chegada do shopping”, analisa.

 

OUTRA VISÃO

A reportagem entrou em contato com um empresário sinopense, que pediu para não ser identificado. Segundo ele, os comerciantes locais estão preocupados com a instalação do shopping na cidade. Eles acreditam que é necessário para o crescimento de Sinop, porém sabem da dificuldade que irão enfrentar pois os consumidores procuram cada vez mais comodidade para efetuar suas compras. “Nós, empresários localizados no quadrilátero central, já estamos enfrentando obstáculos que prejudicam as nossas vendas, andarilhos localizados em frente aos comércios, ambulantes vendendo produtos paralelos pela metade do preço sem pagar impostos e estacionamento cada vez mais escasso, e nós não temos apoio do Poder Público. Se hoje nós já somos esquecidos, imagina quando o shopping começar a funcionar, vamos ser deixados de lado”, alertou o empresário.

É clara a importância da instalação de um shopping para o crescimento do município, pois desta forma vai atrair outros grandes investidores para a cidade. Sobre o assunto, a reportagem ouviu também o coordenador do curso de Economia da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Paulo Korbs, sobre os impactos econômicos que a cidade irá enfrentar com a abertura do shopping.

“Atraindo grandes empreendimentos, principalmente comerciais, como um shopping center, acaba sendo uma atração regional. Então, você traz consumidores da região toda, isso só não tem um impacto positivo para os lojistas como para a cidade em um todo, pois acaba movimento a área hoteleira, gastronômica entre outras, mas também tem sempre o outro lado da moeda: nós sabemos que essas grandes empresas que vêm de fora as matrizes não ficam em Sinop, o que elas geram aqui são os empregos, consequentemente os salários e os impostos, mas o montante que eles arrecadam vai para a matriz. Um exemplo de grandes empresas que já estão instaladas na cidade e fazem isso é a Havan. Então a circulação na cidade acaba tendo um impacto positivo por atrair moeda da região. Muitas vezes a política pública gera melhores efeitos se os gestores incentivassem os empreendimentos locais, porque os recursos acabariam ficando no município”, explica Korbs. (Taís Pelissari é acadêmica do 5º semestre de Jornalismo)

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