Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

Tite navegou entre as dificuldades, mas seleção ainda precisa melhorar

Treinador perdeu seu craque e teve problemas para furar defesas em campeonato de baixo nível

09 de Julho de 2019 as 00h 00min

DA REPORTAGEM

 

A Copa América da seleção brasileira começou no frio do Morumbi. Nem tanto climático, mas da indiferença da torcida com o que acontecia no gramado. Foi o início de um torneio complicado para Tite, pressionado e questionado, com dificuldades que começaram ainda na preparação. Precisou encontrar um time ideal sem seu principal jogador e, no fim das contas, embora não tenha conseguido fazer o Brasil desempenhar um futebol brilhante, navegou entre os problemas e entregou a Copa América, seu primeiro título pelo time nacional, mas sabe, ou deveria saber, que a sua equipe precisa melhorar.

O primeiro desafio de Tite foi lidar com Neymar. Depois de tudo que aconteceu, nem parece que a preparação começou com a discussão em torno da agressão do jogador do Paris Saint-Germain a um torcedor na final da Copa da França, que acabou por lhe tirar a braçadeira de capitão, sem que o treinador ou a CBF deixassem claro que aquele havia sido o motivo. Surgiram a acusação de estupro, a lesão que gerou o corte e a presença do pai e agente de Neymar nos vestiários do amistoso contra o Catar.

Não houve uma melhora significativa na maneira como Tite tratou Neymar e tudo que o envolve, mas esse problema pelo menos ficou para trás, ao mesmo tempo em que outro foi criado. Com todas suas questões, o ponta-esquerda ainda é a principal fonte de criatividade e qualidade técnica da seleção brasileira. Willian, seu substituto, foi recebido por críticas quase unânimes. Jogou bem quando entrou em campo, mas nem de longe conseguiu suprir a ausência do craque brasileiro.

Até porque, no time titular, quem ocupou a vaga de Neymar foi Everton Cebolinha, o principal acerto de Tite na Copa América. O jogador do Grêmio, amado pelas arquibancadas, ganhou a posição na terceira rodada da fase de grupos, depois de ter ido bem nos dois primeiros jogos. Acabou artilheiro, com três gols, ao lado de Guerrero, e em um patamar acima ao que estava quando começou a Copa América.

A outra alteração do treinador que deu certo foi o deslocamento de Jesus à ponta direita, com Firmino de centroavante. Os frutos surgiram especialmente na semifinal contra a Argentina, quando um deu assistência para o outro nos dois gols. O atacante do Manchester City terminou o torneio expulso, mas foi decisivo nas duas partidas mais difíceis, retribuindo a confiança que Tite sempre depositou em seu futebol.

Os questionamentos à convocação foram respondidos com resultados mistos. Daniel Alves acabou sendo eleito o craque da Copa América, Willian entrou bem e Fernandinho começou titular, saiu contra a Venezuela e uma lesão atrapalhou o resto do seu torneio. Lucas Paquetá teve apenas seis minutos contra o Paraguai e merecia mais chances, enquanto a ausência de Marcelo segue sem explicação.

Pouco a pouco, a seleção brasileira conseguiu ganhar mais apoio da torcida, culminando em uma atmosfera vibrante contra a Argentina, impulsionada pela rivalidade entre as duas seleções. O futebol melhorou o suficiente para que o Brasil fosse o melhor time da Copa América, um pouco por exclusão, porque o resto decepcionou, em uma competição de nível baixo, mas ainda está longe do ideal, o que até certo ponto é normal nesse estágio do ciclo, ao fim do primeiro ano pós Copa do Mundo.

 

SETORES

A defesa foi um destaque incontestável. O único gol sofrido pelo Brasil foi marcado pelo Peru, em um pênalti mal marcado pelo árbitro. Isso é uma constante do trabalho de Tite: em 42 jogos, seu time foi vazado apenas 11 vezes. O problema foi no ataque. Até as quartas de final, a Seleção havia feito gol no primeiro tempo apenas contra o Peru, em bola parada e em um erro crasso de Gallese. Depois, com Everton.

Houve problemas para furar a defesa boliviana no primeiro tempo, e o jogo contra a Venezuela terminou 0 a 0. Contra o Paraguai, os pênaltis foram necessários. O drible ajudou a abrir o caminho diante de Argentina e Peru, mas em ambos os jogos houve momentos de apuros. O time de Messi dominou o jogo entre os gols de Jesus e Firmino, e o de Guerrero começou melhor no Maracanã e chegou a ser superior em períodos do segundo tempo.

Com tantos problemas, e por ser um começo de trabalho, o Brasil fez uma Copa América aceitável, mas não deixa de preocupar a sensação de que o desempenho do time foi melhor quando Tite assumiu do que nas últimas semanas. Seu próximo desafio é inverter essa tendência de queda e voltar a evoluir, pensando nas Eliminatórias Sul-Americanas e, acredite se quiser, na reedição do torneio sul-americano ano que vem.

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024